Boa parte dos nossos problemas não são tão grandes quanto parecem ser. Se olharmos honestamente para as situações, encarando-as com o espírito de fé e coragem, perceberemos que não se tratam de muralhas intransponíveis, sobretudo porque temos um Deus maior que todos os problemas.

Porém, em meio à nossa inconstância, muitas vezes caímos no cansaço e na falta de esperança. O desânimo toma conta e parece que as dificuldades irão nos absorver totalmente, e não conseguiremos vencê-las.

Confira 5 coisas que ajudarão você a enfrentar os problemas e renovar seu ânimo.

1. Busque suas reais motivações

A vida do homem é movida por suas motivações. Suas forças, energias e emoções se unem em torno daquilo que é seu sentido mais profundo de existência. É importante que essa compreensão chegue a partir de uma espiritualidade que leve você a ouvir a Deus. Tudo deve partir do Senhor! Essa tem que ser sua principal motivação: a Vontade de Deus. A partir dela, o que está no seu coração, como força impulsionadora? Pode ser sua família, causas sociais, trabalhos específicos em vista do bem do próximo etc.

2. Faça uma lista de prós e contras em todas as situações

Muitas vezes somos exímios planejadores quando se trata de projetos e negócios. Porém, no que se refere à própria vida, pode-se viver patinando em ações impensadas e sem norte. Vale a pena tirar alguns dias do ano para fazer uma profunda análise de si mesmo e de suas dificuldades. Em tempos mais difíceis é indispensável a reflexão para elencar os prós e os contras de cada circunstâncias, as possíveis resoluções, e quais as consequências de cada nova decisão. Isso pode ajudar a abrir os horizontes e ampliar a visão acerca das situações.

3. Saia de sua zona de conforto

Diante dos problemas da vida, muitos acabam girando em torno de si mesmos e suas queixas porque são incapazes de sair do comodismo, da mesmice, da segurança. Lembrando da história bíblica de Zaqueu, enquanto ele não foi capaz de sair de sua pequenez, subir em uma árvore e encontrar-se com Jesus, vivia preso a uma vida de pecado. É a hora de enfrentar a si mesmo e a suas próprias limitações. O que não significa dizer que você precisa fazer isso sozinho!

4. Não se deixar arrastar pelos pensamentos negativos

Face aos problemas da vida, a negatividade paira como uma nuvem escura impedindo de se enxergar o sol. É preciso um olhar de esperança diante dos problemas. Parece óbvio, mas às vezes esquecemos: se é um problema, tem uma solução! É preciso discernir, agir e esperar com fé.

5. Faça um plano para mudar.

Como foi dito, a partir do levantamento dos prós e contras é necessário um plano de ação. Rezando, iluminado pelo Espírito Santo, faça um caminho de ações: onde estou? onde quero chegar? como farei para alcançar? Com perseverança e determinação, um passo após o outro é possível avançar e ver a mudança acontecer.