Pe. Rodrigo Hurtado, LC medita sobre a missão do cristão em sua homilia nesse último domingo, cuja liturgia traz o trecho do evangelho de Marcos em que Jesus compara o Reino de Deus com uma semente e com o grão de mostarda, que cresce e se torna um grande arbusto.

«Jesus quer falar hoje sobre o crescimento do Reino de Deus», explica o padre. «Ele está falando do crescimento do Reino de Deus em dois sentidos. Um crescimento exterior e um crescimento interior. E, Ele se referia de maneira muito especial a esse crescimento exterior».

Pe. Rodrigo pensa que «no fundo, é uma dimensão própria de todo cristão». «Todo católico, todo cristão recebeu um mandamento principal, que é o mandamento do amor. Mas, também recebemos uma missão especial. A missão de estender o Reino de Deus pelo mundo inteiro».

O padre ensina que Jesus quer que sua Igreja cresça e deixou isso claro no Evangelho e «todo verdadeiro cristão, que tem o Reino de Deus no coração, ou seja, que tem a graça de Deus atuando em sua alma, deve ser um cristão com uma dimensão missionária».

«Pedro foi chamado a ser pescador de homens, não cuidador de aquários», exclama o Pe. Rodrigo, que percebe o fato de que tristemente os cristãos se acomodaram. «Muitos cristãos acham que ir à Missa e ser uma boa pessoa basta».

«Não! Não basta! Nós temos que ser missionários, nós temos que ser evangelizadores, nós temos que dar um testemunho de Cristo e ajudar a Ele para que efetivamente o Reino de Deus cresça no mundo e que todo mundo escute a mensagem de Deus» – enfatiza o padre.

1. O crescimento é natural.

Pe. Rodrigo reflete que o agricultor, citado no Evangelho desse domingo, não tem que fazer a planta crescer. Ele semeia, rega, mas ela cresce sozinha, porque o natural da semente, quando está saudável é crescer. Um pai e uma mãe não têm que fazer o filho crescer, se ele está saudável, ele cresce.

Ao contrário, quando não cresce, deve ter alguma doença. Algo deve estar mal, porque o natural é crescer. Portanto, se a Igreja está crescendo, ela está saudável. Se, ao contrário, ela não está crescendo, algo está errado.

«Se eu tenho esse espírito missionário, então, a minha fé está saudável», constata Pe. Rodrigo. «Se eu sou um cristão saudável eu não posso guardar isso para mim, eu quero comunicar ao mundo inteiro».

O padre também recorda que S. Paulo não via a Igreja como uma empresa, mas como um corpo vivo (Col. 2, 19), que cresce quando está saudável. Assim como o agricultor não sabe como a semente cresce, «a Igreja cresce porque o Espirito Santo está aí».

O crescimento também traz felicidade, como se pode ver em um pai e uma mãe, que ficam felizes quando chega um novo membro à família. Ou, então, numa empresa que, quando cresce, traz felicidade para todos os envolvidos. «Crescimento, em certo sentido, é felicidade».

2. Jesus nos enviou a fazer discípulos.

Pe. Rodrigo relembra o mandamento de Cristo aos apóstolos, citando o evangelho de Mateus (28, 19), em que Cristo envia seus discípulos ao mundo inteiro para, justamente, fazer mais discípulos.

O padre também ilustra que a igreja pode crescer de três maneiras. Primeiro, biologicamente, quando as famílias que pertencem a uma paróquia têm filhos e, portanto, o número de fiéis aumenta. A segunda forma que uma igreja pode crescer é por transferência, quando uma paróquia tira fiéis de outra paróquia, ou um movimento busca pessoas que já são fiéis, que já estão perto de Deus. Jesus não se referia a essas duas maneiras. Quando Ele manda seus discípulos ele está falando de crescimento por conversão. A Igreja cresce quando se busca as pessoas que estão longe de Deus, porque elas precisam de Cristo.

O cristão tem que dar testemunho. «Esse exército de Deus, que são os cristãos, não tem espiões, só soldados». Só aqueles que dão testemunho de sua fé para o mundo inteiro.

3. As pessoas precisam de Cristo

«A igreja não quer crescer por vaidade, por competição», revela o Pe. Rodrigo. «Nós não crescemos para nosso benefício. Nós crescemos pra o benefício dos outros».

Pe. Rodrigo lembra que a teologia católica entende que quem não crê em Cristo, sem culpa, também se salva. Mas, no mundo morrem 176 mil pessoas por dia, e a imensa maioria delas sem Cristo. «Como um cristão pode ficar tranquilo com isso?» – pergunta o padre. «Nunca deveríamos descansar até que a última pessoa do mundo encontre a Cristo».

O padre também aponta que crescer não é fácil. Quando se aproxima mais pessoas de Cristo, há que se construir igrejas maiores, trabalhar mais horas para atender mais pessoas, mas «quem não cresce, esse é o egoísta». «Cristo nos deixou um mandamento, que é o amor, mas nos deixou uma missão, que é estender seu Reino pelo mundo inteiro».

«Acho que o mundo está muito mais disposto a receber a mensagem de Cristo do que nós, cristãos, a partilhá-la», constata Pe. Rodrigo.

«Todos os problemas que temos em nossos países é pela perda de valores. Mas, esses valores não vamos recuperar se nós, cristãos, não acordarmos e não darmos testemunho».

«Sabemos que, a partir do séc. XVIII, com o racionalismo iluminista, veio todo um processo de descristianização, de secularização do mundo, e hoje estamos em um mundo pagão, um mundo que não reconhece a Deus, que não reconhece os valores de Deus. Nós vamos mudar essa situação se tomamos a iniciativa e sermos verdadeiros discípulos», continua Pe. Rodrigo.

4. Jesus se comprometeu pessoalmente

«Eu te digo, tu es Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja» (Mt 16, 18).

É a Igreja de Cristo e Ele mesmo diz que edificará essa Igreja. «É a mesma coisa que escutamos no evangelho de hoje, quando ele fala da semente que cresce sem que o agricultor faça algo». Há um agente oculto que faz a semente germinar. Na igreja, o agente oculto é o Espírito Santo, que faz a Igreja crescer. Ou seja, «é Cristo é primeira pessoa, estendendo o reino de Deus, indo adiante, só que Ele disse que edificaria em Pedro. É a minha Igreja, mas edifico em você, com você».

«Curiosamente, ou misteriosamente, Deus não pode salvar o mundo sem a nossa colaboração. Ele quer a nossa colaboração e por isso temos que ser verdadeiros discípulos que levam sua mensagem ao mundo inteiro», reforça o Pe. Rodrigo.

Padre Rodrigo diz que encontra muitas pessoas dispostas a ajudar em obras sociais, mas as pessoas não estão dispostas a evangelizar. «A evangelização vem antes da missão social da Igreja. Nosso amor a Cristo é o que nos impulsiona às obras sociais».

«É precisamente ter descoberto esse tesouro do Reino de Deus é o que nos impulsiona a ajudar os outros. Se eu não tenho o desejo de comunicar isso a outras pessoas eu preciso voltar a Cristo e pedir que revitalize isso em meu coração», esclarece o Pe. Rodrigo.

«A Deus importa a quantidade e a qualidade. Contamos as pessoas porque as pessoas contam», segue meditando o Pe. Rodrigo. «Para Deus as almas contam, porque cada pessoa é importante. E, porque Ele ama a cada um de nós».

«Todo cristão tem que levar em seu coração essa mesma inquietação, esse mesmo desejo de levar essa mensagem de Jesus ao mundo inteiro e que, quando nós cheguemos ao último dia de nossa vida, possamos nos apresentar a Cristo e levar uma multidão de pessoas conosco, que conheceram e amaram a Deus por nossa causa».

Por fim, o Padre Rodrigo encerra reforçando que cada «cristão tem que ser missionário, porque cristão ama a Cristo e quando vê Cristo morrer em uma cruz pensa: eu não posso deixar que Cristo derrame seu sangue em vão. Esse sangue tem que chegar a todas as pessoas pelas quais Jesus morreu».

«Que nós, com a ajuda do Espírito Santo e a intercessão da Santíssima Virgem, sejamos sempre verdadeiros discípulos de Cristo e façamos outros discípulos. Sejamos missionários que não fiquemos em nossa zona de conforto, mas que queiramos transmitir essa mensagem esse testemunho», reza Pe. Rodrigo

«E, um jeito muito simples, é partilhar as coisas boas, as mensagens, as meditações, as boas pregações. Tudo isso nós fazemos exatamente porque queremos aproximar as pessoas de Cristo».

  • Pe Rodrigo Hurtado, LC, idealizador do aplicativo de meditações católicas Seedtime, celebra a Missa todo domingo em seu canal de YouTube. Inscreva-se, ative as notificações, deixe seu like e compartilhe.