A última das virtudes que São Paulo menciona em Gálatas é a virtude do domínio próprio. Contudo, por tê-la citado por último, definitivamente não significa que ela seja a menos importante. É a última porque precisamos dela para desenvolver todas as outras virtudes.

Ser a melhor versão do que podemos ser é certamente nosso maior empreendimento. Logo, sempre podemos crescer e melhorar um pouco mais. Olhando para nossa vida com sinceridade e atenção, é possível observar que muitos dos problemas que enfrentamos são frutos dessa falta de domínio próprio.

Portanto, a perda do emprego, a não capacidade de abandonar um mau hábito, a dificuldade de manter o quarto organizado, comer em excesso – tudo isso é uma manifestação desse defeito.

Disciplina é chave para alcançar o domínio próprio

A virtude do domínio próprio traz consigo um sentimento de confiança, segurança e competência. Quando estamos preparados, ou seja, quando exercemos o autocontrole, nos sentimos mais fortes para enfrentar as dificuldades.

Essa autodisciplina é essencial para o sucesso na vida profissional. Mas, talvez o que você não saiba, é que também para o progresso na vida espiritual ela é necessária. Porque não basta fazer apenas algumas boas obras, é preciso que haja constância. 

Precisamos desenvolver hábitos virtuosos e resistir às tendências ruins, às tentações e aos vícios. Para tudo isso, precisamos do domínio próprio. Pois, ara conquistar a verdadeira liberdade é fundamental a disciplina.

São Paulo compara a vida cristã ao treinamento dos esportistas. Ele diz:

“Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível”

(1Cor 9,25).

Ora, note que São Paulo diz “nós”, porque também ele se considerava um novo tipo de atleta: aqueles que treinam e lutam para ganhar um prêmio eterno. Ao contrário, todos os cristãos são esses novos atletas que lutam e trabalham para conquistar esse prêmio.

Passos para alcançar o domínio próprio

1 Cultivar bons hábitos 

Para cultivar a virtude do domínio próprio temos que levar em conta alguns elementos. Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que precisamos vencer um mau hábito ou conquistar alguma virtude. Nossa tendência natural é negar os problemas, justificar-se.

No entanto, para conquistarmos o domínio próprio, temos de ter consciência de que somos responsáveis por nossos atos diante de Deus. Se, com alguma atitude, estou ofendendo a Deus, tenho que reconhecer e trabalhar para desenvolver uma atitude contrária, uma atitude positiva, bons hábitos.

2 Reconciliar-se com o passado e deixá-lo para trás

Em segundo lugar, precisamos deixar o passado para trás. Se você fracassou no passado, não significa que vai fracassar novamente. Deixar o passado para trás nos liberta para conquistar o futuro.

Você já observou uma criança quando está aprendendo a caminhar? Ela dá alguns passos e cai, volta a tentar e cai, insiste e cai novamente. Mas ela não se importa se caiu mil vezes. Ela volta a tentar porque está decidida.

Não tem dúvida de que precisa aprender a caminhar já que todos caminham. Também nós, em nossa caminhada espiritual, devemos agir assim. Não pense nos fracassos do passado, mas busque exemplos que te animam e te motivem a triunfar.

 3 Vencer os próprios sentimentos

Não podemos nos deixar guiar pelos sentimentos se desejamos adquirir a virtude do domínio próprio. Algumas vezes você pode não sentir vontade de fazer algo: estudar, trabalhar, se levantar da cama. Em todos esses casos, acima da própria vontade devem estar os princípios e a Vontade de Deus. Ao tomar uma decisão, é preciso agir rapidamente, atuar no mesmo momento. Não deixe para depois.

4 Cultivar a fé

O quarto elemento é a fé. Precisamos ter confiança em Deus. Nessa caminhada em que buscamos ser a nossa melhor versão, não estamos sozinhos. O Espírito Santo nos acompanha e nos ajuda. Logo, se você pensa que não pode alcançar uma determinada virtude, de fato não conseguirá. 

É preciso concentrar atenção no poder de Deus. Já percebeu que nos preparamos mais para o fracasso do que para o sucesso? Portanto, quem tem fé confia, persevera, não desiste, porque, como dizia São Paulo, “tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).

5 Não caminhar sozinho

Procurar ajuda de alguém próximo é o quinto elemento. Esse passo pode ser  difícil, mas também muito importante. A partir disso, procure partilhar com alguém os teus esforços. A Palavra de Deus diz: “Se é possível dominar o homem que está sozinho, dois podem resistir ao agressor” (Ecl 4,12).

Por isso, não lute sozinho. Procure alguém de confiança e partilhe com ela tuas lutas. Mas precisa ser alguém que te imponha respeito, que tenha autoridade sobre você. Pode ser um sacerdote, um amigo, alguém da tua família. Enfim, o importante é que essa pessoa possa te acompanhar e te corrigir quando necessário.

6 Fuja e resista às tentações

O sexto elemento é evitar as tentações. Não podemos vencer as tentações se nós mesmos não evitamos as situações em que somos tentados. Essas situações enfraquecem a vontade e o autocontrole. A oportunidade induz à tentação, por isso é extremamente necessário evitá-las. Nesse sentido, o autodomínio tem que ser planejado. Quem ama precisa blindar-se contra as tentações porque quer ser fiel, porque quer triunfar.

7 Oração para o domínio próprio

Finalmente, um dos segredos para alcançar a virtude do domínio próprio é a oração. São Paulo dizia: “Deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne” (Gl 5,16).

Permita que seja Deus quem guia a tua vida. Ele pode transformar tua fraqueza em fortaleza, Ele pode restaurar tua vida – ferida pelo pecado. Pode ser que você sinta-se sem forças para lutar contra o pecado. Nesses momentos, lembre-se:

“Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”

(Fl 2,13).

Deus nos dá forças e nos ajuda a querer o que Lhe agrada. Cabe a nós pedir, orar e perseverar até alcançar.

Não importa se você sente que a tua vida está fora de controle. Se você precisa lutar contra o pecado do sexo desordenado, do álcool, das drogas ou de qualquer outro vício, ou talvez seja a fofoca, a crítica, falta de controle nos gastos, a preguiça, o preconceito – aproxime-se de Deus, ore e confie. E, lembre-se, sempre, de que você não está sozinho!