Nesse domingo em que a Igreja comemora a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, Pe. Rodrigo medita sobre o belíssimo trecho do Evangelho de Lucas que traz aquele cântico de Maria, que ela faz logo ao chegar à casa de Isabel, e reflete sobre a ação da graça de Deus na vida de Maria e em nossa vida.

Pe. Rodrigo inicia sua homilia fazendo uma distinção porque nós, católicos, não adoramos Maria. Nós a veneramos «porque ela é o maior e mais belo modelo do que um verdadeiro discípulos de Cristo deve ser. Nunca diremos demais sobre Maria. Nós nunca vamos amar a Maria mais de que Jesus a ama».

«Maria é um ser humano, igual a nós, mas a vida dela é de uma santidade incrível. Como ela conseguiu isso? Qual é o segredo de Maria?», pergunta o Pe. Rodrigo. «O Anjo Gabriel nos deu a chave». Quando aquele arcanjo veio anunciar que ela seria a mãe de Jesus, ao se encontrar com Maria, ele disse: “Ave, cheia de graça”.

«Chamar Maria de “cheia de graça” não era simplesmente uma casualidade, um elogio, mas é um título», ensina o padre. «O segredo de Maria para essa santidade que ela teve é que ela estava sempre focada na graça de Deus». Maria sempre tentava colaborar com a graça e ela simplesmente se deixou levar pela graça de Deus.

Por outro lado, Pe. Rodrigo recorda que Deus quer dar essa graça a todos nós. «Todos temos a possibilidade de imitar Maria dessa forma». Essa graça «são os dons que Deus nos dá e através dos quais Ele age em nossa alma. Fazendo com que nossa vida seja mais semelhante à vida de Cristo. Não é algo que nós mereçamos, pois eu nunca mereceria isso. Graça é quando Deus dá algo que não merecemos.

O padre também constata que estamos em uma cultura que parece que tudo tem que ser merecido e a graça de Deus não está nessa categoria. Nisso a fé católica se diferencia das outras religiões. Essas falam daquilo que você tem que fazer para chegar ao céu, já na fé católica é justamente o contrário, pois ela não fala do que temos que fazer, mas do que Deus fez por nós. Ele nos deu a salvação. «Nós não temos que fazer nada, temos que aceitar essa salvação e não perdê-la».

Ao meditar sobre o Magnificat, o canto que Maria faz ao chegar à casa de sua prima Isabel, que estava grávida de João, o Batista, o Pe. Rodrigo enumera algumas ações da Graça de Deus em nosso coração, quando buscamos imitar a Maria, colaborando com essa graça.

1. A graça nos liberta de nossas culpas

“Minha alma engrandece o Senhor e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador.”

Lucas 1, 46

A primeira coisa que vemos é a alegria interior de Maria. Maria está radiante, está alegre, está cheia de Deus. Ela nunca pecou, mas é a graça de Deus que produz alegria interior, plenitude, realização. 

Pe. Rodrigo relembra que Deus pode produzir em nossa vida alegria interior, libertando-nos das culpas. «Uma das coisas que mais destroem nossa vida são as culpas que nós levamos, as cargas do passado». 

O que podemos fazer com a culpa é reconhecê-la e colocá-la diante Deus e buscar a confissão. Então, a graça de Deus pode limpar minha alma. «A graça de Deus me liberta do meu passado e das minhas culpas», reconhece o Padre.

2. A graça restaura nossas feridas

“Pois contemplou a insignificância da sua serva. Mas, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada”

Lucas 1, 48

«Maria está contemplando os olhos de Deus e vê que Deus está enxergando a ela», ilustra o Pe. Rodrigo. «Ela sabe que é pequena, que é um ser humano, mas Deus olhou para ela. Isso é tudo o que nós precisamos.

«A graça de Deus nos liberta de buscar a aceitação das pessoas do mundo», relembra o Pe. Rodrigo.

Muitas pessoas andam buscando a aceitação e talvez uma das coisas duras da vida seja a rejeição. Um pessoa que sofre a rejeição traz essas feridas por toda sua vida. Mas, ao olhar para Maria, nós vemos que Ela não está preocupada com o que dizem os homens. Para Ela, a única coisa importante é que Deus a amou. 

«Somos o que somos aos olhos de Deus, não aos olhos dos homens». A graça de Deus cura essas feridas. «A graça de Deus pode entrar em nosso coração e pode renovar tudo em você», afirma o padre.

3. A graça nos liberta do legalismo e do perfeccionismo

“O Poderoso realizou maravilhas a meu favor”

Lucas 1, 49

«Isso nos revela algo de como Maria colaborava com a graça», demonstra o Pe. Rodrigo. A graça de Deus nos liberta do legalismo e do perfeccionismo, que é no fundo, pensar que a obra da santidade é algo de depende de nós. «Não depende de nós. É obra da graça Deus». 

O legalismo é trocar nosso relacionamento com Deus por uma série de normas e já no perfeccionismo sinto que sou eu que tenho que fazer tudo perfeito. A graça de Deus nos liberta desses defeitos e nos mostra que a obra de nossa santificação não é nossa, mas é obra de Deus.

«A graça nos liberta desse legalismo, desse perfeccionismo, dessa ansiedade de querer nós construirmos nos santidade».  O Pe. Rodrigo revela que esse é um defeito das almas que estão buscando estar mais perto de Deus. «Podem pensar que tudo depende daquilo que está fazendo, mas não importa o que você faça, pois é Deus quem faz em nós».

4. A graça nos transmite a confiança em Deus

“A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração.”

Lucas 1, 50

«A graça de Deus também nos liberta da ansiedade, da incerteza do futuro», continua o Pe. Rodrigo. «Maria sabe que Deus vai ser fiel de geração em geração. Se eu estou com Deus, se eu colaboro com a Graça, ele vai dar um jeito na minha vida». 

Para o Pe. Rodrigo, se deixamos a graça de Deus agir em nós, a confiança cresce e isso nos «livra da ansiedade sobre o futuro, sobre o trabalho, sobre minha saúde, sobre meu casamento, sobre meus filhos, sobre qualquer coisa». «Confie na graça de Deus».

Para encerrar, Pe. Rodrigo reforça que «o segredo de Maria é precisamente esse: a graça de Deus. E ela não é um privilégio de Maria, mas é algo que Deus quer dar para todos nós». 

  • Pe. Rodrigo Hurtado LC transmita a celebração da Santa Missa todo domingo às 18h através de seu canal do YouTube. O Resumo de suas homilias podem ser encontradas aqui no site do Instituto Católico de Liderança. Baixe também o aplicativo de meditações católicas Seedtime.