Muito estimado em Cristo, 

Uma vez escutei uma imagem que me pareceu muito apropriada para explicar uma experiência que vivi recentemente. O autor dizia que em toda vida humana chega um momento em que “invertemos os binóculos” através dos quais enxergamos a vida. 

Você já viu através de binóculos invertidos? Aquelas coisas que vistas através das lentes de aumento pareciam tão grandes, próximas e intimidantes, quando invertemos os binóculos, aparecem diminutas, distantes e inofensivas. 

Essa inversão das lentes acontece na vida quando chega um momento de grande dor ou quando encontramos um grande amor. Nesses momentos, tudo muda. Os valores ficam invertidos. O que antes nos parecia urgente e importante, agora parece insignificante e secundário. A realidade é a mesma, mas as medidas mudaram. 

Isto aconteceu recentemente com uma amiga, brilhante advogada, que teve que deixar de trabalhar para acompanhar seu pai, enfermo de câncer terminal. “Quantas coisas ,me dizia, pelas quais antes lutava e me angustiava, agora me parecem tão superficiais e desnecessárias. Que bobas me parecem algumas ilusões sem as quais antes me parecia impossível viver! Quando o que está em jogo é a vida e a felicidade dos que você ama, todo o resto se torna secundário.”

Isto é uma grande verdade. A maior doença dos homens de hoje é essa cegueira para ver o valor real das coisas. Os binóculos de nossa sociedade transformam grãos de areia em montanhas e minúcias em tragédias. 

Numa ocasião Deus apareceu a Salomão, o recém empossado rei de Israel, e lhe disse: “Pede-me o que quiseres e dar-te-ei!” (2 Crônicas 1, 7) O que você pediria se Deus fizesse essa proposta para você? Riqueza, fama, vida longa? Salomão respondeu: “Dá-me sabedoria e conhecimento para conduzir teu povo com competência.”, ou seja, Salomão pediu aprender a enxergar as coisas com os “binóculos de Deus”. Nisso consiste a sabedoria verdadeira. 

Eu sempre peço a Deus sabedoria. A capacidade de ver as coisas como Ele as vê, com a distância de quem compreende tudo, de quem sabe o valor verdadeiro das coisas, não seu preço. 

Como isso mudaria nossa vida! Quanto mais amaríamos e quanto menos dedicaríamos esforços às aparências! Quão pouco nos importaria o sucesso e quanto as autênticas amizades!

Minha amiga dizia que agora ela “gastava” suas tardes fazendo palavras cruzadas com seu pai. “Me faz feliz, vê-lo feliz”. Quando enxergamos as coisas desde a perspectiva de Deus, desaparece a pressa, cada minuto gasto com as pessoas que amamos se torna sagrado. Ela dizia: “Quando na noite volto para casa sem ter feito nada durante o dia (eu diria «nada mais que amar») me sinto plena e feliz”. 

O estilo de vida moderno, nos impulsa, em troca, a fazer muitas coisas cada dia, a acumular riqueza e a escalar a ladeira do sucesso. Valeria a pena nos perguntar se ao final da vida, quando por fim conseguiremos inverter nossos binóculos, quantas dessas coisas terão realmente valor? Minha amiga, nos ensina uma grande lição: podemos nos arrepender de muitas coisas na vida, mas nunca nos arrependeremos das horas gastas “fazendo palavras cruzadas” com as pessoas que amamos.                                                                                                                                                                                 

Ela conseguiu inverter os binóculos de seu coração e a  lente de aumento, o que lhe permitiu descobrir coisas que a maioria das pessoas nem imagina. Eu também quero inverter os binóculos do meu coração e peço a Deus a graça de sua sabedoria para isso. 

Também Jesus falou disto quando disse: “ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam -e termina com uma frase lapidária- porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6, 20)

A pergunta obrigatória é, onde está nosso tesouro? Ou seja, onde estão as coisas que nós mais valorizamos? Aquelas coisas sem as quais achamos que não poderíamos viver? Aí está então, o nosso coração!

Depois Jesus agrega: “a luz do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso.” (Mateus 6, 22) 

No tempo de Jesus não existiam os binóculos, mas se trata da mesma ideia. Os “olhos do coração” são as lentes com que enxergamos e valorizamos as coisas. Podem ser as lentes de Deus de forma a valorizar as coisas ao jeito de Deus ou podem ser as lentes do mundo.

E como é difícil escapar da uniformidade do mundo! É incrível pensar que Deus nos criou únicos e irrepetíveis, com uma personalidade singular e intransferível e o mundo consegue nos homogeneizar fazendo que vistamos as mesmas marcas de roupa, comamos as mesmas comidas, assistamos os mesmos filmes, e até sintamos as mesmas coisas e expressemos as mesmas opiniões.

Realmente precisamos ter os olhos do coração sempre atentos às coisas de Deus, revisar continuamente onde está nosso tesouro e quais são nossas prioridades, porque se perdemos de vista os critérios de Deus e nos deixamos levar pelos critérios do mundo, então Jesus poderá dizer de nós o que diz ao final de seu discurso: “Se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!” (Mateus 6, 23)

No nosso trabalho de formar sacerdotes esta é uma realidade que enfrentamos todo dia. Eles são jovens que foram tomados por Deus do mundo para serem colocados ao serviço da Igreja. Entretanto os critérios do mundo infiltram-se também neles. A formação e o contato com Deus vai lhes transformando pouco a pouco, o contato com o Evangelho, vai elevando seu olhar das coisas da terra às coisas do céu.

O sacerdote precisa ser um homem de Deus e transmitir à sociedade esse olhar de Deus. Por isso Jesus chamava eles de “luz” do mundo e São Paulo, disse aos primeiros cristãos que eles eram como “luzeiros no mundo”. (Filipenses 2, 15) Que missão tão necessária e importante tem os sacerdotes e da qual não podem abdicar!

Por isso, venho mais uma vez pedir sua ajuda. Com esta pandemia a situação tem ficado muito difícil para nós. Seja você também uma luz para o mundo ajudando a manter acesa a luz da Igreja. Se você enxerga a formação dos futuros sacerdotes com os binóculos de Deus, você verá como essa missão é importante. Se você enxerga com os olhos de Deus, você verá como essa ajuda, até a mais singela, pode converter-se num grande tesouro nos céus. Deus precisa de você!

Não deixe de colaborar com sua contribuição mensal. Não importa a quantidade mas sim, o amor e a generosidade. Sua ajuda será muito bem-vinda e sua contribuição impulsionará mais um pouco a missão da Igreja. 

A quantia que aparece no boleto é apenas uma sugestão. Você pode doar quanto quiser. Ajude-nos a formar sacerdotes! Tenho segurança que Deus premiará sua generosidade e lhe concederá a sabedoria que tanto precisamos para enxergar as coisas desde a perspectiva Dele. 

Da minha parte agradeço de coração sua contribuição e lhe asseguro um lugar muito especial nas minhas orações, por você e por toda sua família.