Muito estimado em Cristo, 

Já começamos o ano em toda regra, já chegaram as vacinas, pouco a pouco a vida volta a sua normalidade, mas ao mesmo tempo, sabemos que nada será como antes. Durante esses meses que passaram escutei muitas histórias tristes: pessoas que perderam o emprego, que perderam algum ente muito querido, que perderam uma empresa pela qual tinham lutado  a vida toda, que lhes foi tirada uma oportunidade que nunca mais voltará.

O ano da pandemia não passou em vão. Todos caminhavamos tranquilamente e a vida deu um giro terrível que ninguém esperava. Foi muito pior do que pensávamos no início. Todos temos alguma perda que contar. 

O que fazer quando temos que enfrentar perdas em nossa vida? Render-se? Ficar revoltados? Buscar culpados? Abandonar-se ao pessimismo? Todos sabemos que esse não é o caminho, mas ao mesmo tempo, enfrentar perdas é realmente difícil. É duro aceitar, é duro renunciar, é duro encontrar um novo motivo para seguir em frente. 

Porém eu gostaria deixar para você algumas ideias que podem nos ajudar e nos levantar. São conselhos simples e práticos, mas é o jeito correto de lidar com perdas e a forma com que as pessoas mais resilientes conseguem caminhar para frente. Não digo que seja fácil, é difícil e pensar assim não elimina toda a dor. Mas acredite: esses conselhos são os melhores que tenho encontrado e podem ajudar muito. O resto deixe com Deus. 

  1. Pense que ser cristão e crer em Deus não lhe exime de coisas ruins

Vivemos num mundo que está doente. Essa é a realidade. O clima está doente, a economia está doente, nossas relações estão doentes e nossa própria vida interior experimenta muitas vezes contradições e divisões… vivemos num mundo doente, corrompido pelo pecado original. São Paulo diz que “a criação inteira aguarda ansiosamente ser libertada do cativeiro da corrupção” (Romanos 8,19)

Saber isto é importante porque evita sentir-se discriminado… Quando coisas ruins acontecem nos perguntamos: Por que eu? e eu pergunto, por que não? A publicidade e os avanços da ciência nos fazem acreditar que temos direito a uma vida perfeita, que isso é possível. Se vemos coisas ruins na TV, pensamos que isso só acontece aos nossos vizinhos ou ao amigo da amiga do tio. A realidade, porém, é muito mais imprevisível do que pensamos.

Milhões de pessoas viram as portas de seus sonhos se fecharem na sua cara. Sonhavam ser médicos e hoje trabalham num escritório. Sonhavam ser artistas e hoje ganham o pão como caixa de um banco. 

O Papa João XXIII disse uma vez: “É sinal dos melhores servos de Deus estarem fazendo algo diferente daquilo que se sentiam chamados”. Essa é a realidade da vida. 

Não sempre podemos realizar o sonho que queríamos e, mesmo conseguindo, todo caminho tem uma certa dose de desilusão. Quando uma porta se fecha, temos que buscar outra porta ou janela pela qual sair, senão pelo mesmo caminho, ao menos por um parecido. Pensar que isto é normal é o primeiro passo para superar qualquer perda ou fracasso na vida. 

  1. Escolha conscientemente onde colocar sua atenção

O apóstolo Tiago diz: “Alegrem-se quando experimentem todo tipo de tribulações” (Tiago 1, 2) Como pode a gente se alegrar quando está em tribulações? A resposta é simples: não colocando sua mente e sua atenção nas coisas ruins, mas buscando o lado positivo dessa circunstância. Por isso, Tiago acrescenta: “Sabendo que a prova da vossa fé produz paciência.” (Tiego 1, 3)

Ou seja, Tiago diz: “as tribulações não sempre são ruins, elas também podem produzir frutos na sua vida”. Em psicologia chamam isso de “busca do benefício”, mas Tiago tem um motivo muito mais profundo e poderoso: Deus fará daquela situação, se temos fé, fonte de graça e méritos.

Somos muito bons para advertir as ameaças, os problemas e os sofrimentos. As detectamos e as lembramos com facilidade. As coisas boas, porém, as esquecemos. Estamos programados para ver o lado negativo das coisas. Desde uma perspectiva evolutiva isto foi muito útil… Quando um parente nosso, da era pré-histórica, saía da caverna pela manhã e descobria de um lado um tigre e do outro um bonito amanhecer, sua mente priorizava o perigo e deixava o amanhecer para depois. O problema é que hoje reagimos a todas as más notícias como se fossem tigres. A vida também tem muitas coisas boas que merecem ser contempladas. 

As experiências ruins se aderem a nossa vida como velcro, as boas entretanto, como teflon. Temos que tomar uma decisão: Não vamos deixar que aquela experiência ruim nos destrua. Temos muito por que viver, muito para fazer e muitos sonhos que realizar. É bom ter mais de um sonho, assim, quando a vida nos tira um, ainda temos outros que podemos perseguir. 

  1. Finalmente faça todo dia um exame sobre sua atitude

Pergunte-se: O que estou fazendo me ajuda ou me destrói? Essa é uma pergunta poderosa! A maneira que pensamos ou atuamos nos ajuda ou nos destrói. Conheci uma senhora que perdeu uma filha muito pequena. Não existe nada mais terrível na vida do que isso. Depois de vários meses, ela ainda sentava todo dia e olhava as fotos de sua filha… Eu disse para ela: “Seja amável consigo mesma!” Perguntar-nos se algo nos ajuda ou nos destrói é um sinal de sabedoria e confiança em Deus! 

São Paulo aconselhava aos Romanos: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Romanos 12, 2) A batalha decisiva de nossa vida está dentro de nossa mente. Escolha onde colocar sua atenção. Fuja dos pensamentos negativos, busque aqueles que lhe ajudam a construir sua vida e estará dando o passo mais decisivo para superar a crise. 

Superar as grandes perdas da vida não é fácil, mas Deus quer lhe ajudar e está sempre do seu lado. Só temos que saber colaborar. Muitas vezes tenho encontrado famílias divididas, sócios com antigas querelas, brigas nas redes sociais, pessoas que levam profundos ressentimentos. São prisioneiros de sua maneira de pensar, de atuar, de reagir… Por isso, faça todo dia um exame, pergunte-se se sua atitude, em qualquer âmbito de sua vida, lhe ajuda ou atrapalha? Lhe guiam à plenitude e à vontade de viver, ou ao desânimo e à depressão? Coloque suas mãos no volante de sua vida! 

A boa notícia é que a resiliência pode ser aprendida! Confie em Deus e comece hoje. Aí estão esses três simples conselhos, mas que tem demonstrado ser muito úteis para pessoas que passaram por grandes dificuldades. Temos um ano cheio de oportunidades pela frente. Cada oportunidade pode ser a semente de algo grande e belo na sua vida. Como nos ensina São Paulo “Não se deixe vencer do mal, mas vença o mal com o bem.” (Romanos 12, 21)

Contamos com sua ajuda. Seja generoso e acredite que Deus nunca lhe deixará sem sua recompensa. Se puder ou quiser fazer uma contribuição adicional clique aqui.

Agradeço de coração sua ajuda e pode estar seguro, que todo esse esforço se verá recompensado certamente por nossas orações por você e sua família diante do Santíssimo Sacramento, exposto todos os dias no noviciado da Legião de Cristo e no seminário Mater Ecclesiae.

Obrigado mais uma vez, pela sua contribuição e conte sempre com minhas orações e as dos seminaristas. Que Deus lhe abençoe e acompanhe.