Aprender a amar talvez seja a coisa mais importante que devemos fazer em toda a nossa vida. Mas não existe um curso que nos ensine, assim como não podemos afirmar que já o sabemos. Por isso, é tão importante termos uma vida de intimidade com o Senhor, Ele é um expert no assunto. O Senhor possui um coração com capacidade ilimitada de amor. Aprender a amar vai ser o ponto chave da felicidade pessoal, e da felicidade dos que nos rodeiam. 

Qualquer tempo investido nesse desafio será pouco diante da recompensa. Em meio a um tempo em que se fala de “relacionamentos líquidos”, é preciso compreender a essência, a natureza e a capacidade do Amor. Isso só é possível, no entanto,se olharmos para o Amor que é uma pessoa, Deus. Como diz a Palavra, “Deus é amor!” (I Jo 4, 8b). 

Amor, a chave da felicidade diária 

Amar pode parecer uma palavra confusa e costuma ser usada em diversos sentidos. Amamos nossa mãe, amamos um time de futebol, e amamos um pastel de carne. Será o mesmo amor que damos a cada um? Certamente não! 

Amar é uma escolha e não depende dos sentimentos. Se amamos apenas quando sentimos vontade então não estamos amando. Amar é fazer a escolha de procurar o bem de outra pessoa, desinteressadamente, sem esperar nada em troca. Essa escolha é capaz de transformar a vida de todos os que se determinam em vivê-la.

Amar não é dizer: Eu te amo porque você me faz feliz! Se for essa a única e principal motivação, não se trata de amor, mas egoísmo! Amar é dizer: Eu te amo porque eu quero fazer você feliz! Nisto está, a chave da felicidade! 

Porém, é importante dizer que amor tem mais a ver com atos e obras, do que apenas com sentimentos. 

Quem ama entrega seu tempo, renuncia seus interesses, perdoa com generosidade, trabalha para fazer a vida dos outros melhor. Quem quer amar tem que dedicar tempo e esforço para isso.

Como podemos aprender a amar mais e melhor? 

É preciso, portanto, entrar na escola do amor, e isso só será possível com dedicação, esforço e espiritualidade. Algumas atitudes práticas, atreladas às necessidades que se apresentam no cotidiano, lhe permitirá tal aprendizado.

1. Procure experimentar o amor de Deus

Ninguém que nunca se sentiu amado saberá como amar. São Paulo diz aos Efésios: “Que Cristo habite pela fé em vossos corações, e que sejais arraigados e fundados no amor. Assim tereis condições para compreender com todos os santos qual seja a largura e o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Deus que excede todo conhecimento, para que sejais cheios de toda plenitude de Deus” (Ef 3, 17-19). 

Temos que conhecer o amor de Deus, temos que experimentá-lo, buscar essa transformação. Quem não se sente amado dificilmente saberá amar. Mas, para nos sentirmos amados de verdade, temos que buscar essa experiência no amor de Deus. O Amor humano é belo, mas é só uma sombra do Amor do Senhor. 

2. Aprenda a perdoar seus inimigos

Para aprender a amar, temos que aprender a perdoar também os nossos inimigos. Especialmente os que não gostam de nós, que nos contrariam, ou que julgamos negativamente. Quem não sabe perdoar, entrega o controle de suas próprias vidas a essas pessoas que não perdoa. Elas, mesmo depois de muito tempo, seguem influenciando e condicionando sua própria felicidade e liberdade interior. Mesmo em circunstância difíceis precisamos deixar de sair de nossos corações as mágoas e sofrimentos do passado. 

Para isso a experiência do amor de Deus é uma grande terapia e cura tudo. Se você carrega esta dificuldade – não consegue perdoar – volte ao ponto 1 e insista. Peça a Deus a graça da experiência de Seu infinito e misericordioso Amor. 

3. Alimente pensamentos positivos e compreensivos

São Paulo diz “não atente cada um para o que é propriamente seu,  mas cada qual também para o que é dos outros” (Fil 2, 4) . Quem sabe compreender não precisa perdoar. Se colocar no lugar dos outros, compreender seus medos, inseguranças, carências e traumas que movem as pessoas que nos magoam, favorece a troca entre rancor e impaciência por compaixão. É mais fácil de entender as outras pessoas quando caminhamos 1km com seus sapatos. 

4. Aja com amor sempre

Isso mesmo, atue com amor. Pense nisso: nossas ações seguem nossos sentimentos, e nossos sentimentos seguem os nossos pensamentos. Para atuar com amor, é preciso cultivar pensamentos positivos e compreensivos. Porém, esta relação de causa e efeito funciona também no sentido contrário. Se você atua com amor acabará vencendo seus pensamento negativos e passará a enxergar as pessoas com olhos  mais compreensivos. 

5. Espere sempre o melhor das pessoas

Este talvez seja o passo mais difícil. Especialmente quando já fomos desiludidos. Porém, quando esperamos o melhor das pessoas, obtemos o melhor delas. É a lógica e a força do amor. Nada pode influenciar tanto uma pessoa como alguém que o ama, e tem grandes expectativas sobre ela. Eis a chave da felicidade. Você quer que sua esposa, seu filho sejam melhores? Trate-os da forma como você deseja que eles sejam.

Nem sempre será fácil colocar em prática tudo isso. Mas tenha certeza de que no final, o amor sempre vence. Além disso, nunca o preço será excessivo quando a recompensa é o Amor.