No episódio desta quinta-feira do Café com Fé, Adriano Dutra conversa com o Pe. Rodrigo Hurtado LC, fundador do Instituto Católico de Liderança e criador do aplicativo de meditações católicas Seedtime, que nos ensina a melhor maneira para viver o Natal em plenitude, alcançando a paz que só Jesus pode nos dar.

Pe. Rodrigo recorda que a realidade é que, no Natal, podemos receber graças muito grandes de Deus, mas para não perder o Natal nós precisamos nos preparar para ele, porque nós podemos perder o Natal por 3 motivos.

Primeiro, por estarmos ocupados demais. Isso foi o que aconteceu com o estalajadeiro em Belém, que perdeu a oportunidade de oferecer sua própria pousada como o lugar onde o Filho de Deus nasceria. Ele estava tão ocupado que perdeu aquela chance que tornaria seu negócio, o hotel mais famoso do mundo.

Também podemos estar tão acostumados com o Natal que parece não ser uma novidade. Também isso pode fazer com que percamos o Natal. O Natal é uma festa tão profunda, pois é o mistério da encarnação de Deus. Deus não se fantasiou de bebê, ele realmente se fez um babê, incapaz de encontrar o seio de sua mãe para se alimentar. Ele que fez todo o universo com suas mãos. Ninguém o reconheceria como Deus, porque Ele se fez homem. Quem estava tão acostumado com o Natal que não o reconheceu foram os sacerdotes que estavam ao lado de Herodes. Eles sabiam que Jesus nasceria em Belém. Os Reis Magos caminharam milhares de quilômetros para encontrar Jesus, enquanto que aqueles sacerdotes não quiserem sair de Jerusalém e ir até Belém para confirmar o nascimento do Filho de Deus.

O terceiro motivo pelo qual podemos perder o Natal é o medo. Esse foi o caso de Herodes, que quando soube que Um Rei havia nascido, ficou com medo. Ele tinha medo de perder sua coroa, seus privilégios, suas comodidades. Também hoje temos pessoas com medo de que Deus lhes peça para deixar uma certa conduta de vida, ou com medo de assumirem a fé e serem tachados de cristãos, de católicos.

Por outro lado, Pe. Rodrigo também considera que o Natal tem uma característica central, que é a Paz. Ele constata que existem muitas pessoas que estão agitadas ou empolgadas, ou ainda, pessoas que estão tristes ou depressivas, mas raramente se encontra alguém que pode dizer que está em paz. É muito raro encontrar alguém que está em paz.

O Profeta Isaías, 700 anos antes de Cristo, profetizou que o Messias seria o Príncipe da Paz. O Natal é o dia em que Deus nos dá essencialmente o dom da paz. Mas, em que consiste a paz de Jesus e em que consiste a paz do mundo?

A paz do mundo todos nós conhecemos. É, por exemplo, o Happy Hour que se faz após uma semana intensa de trabalho. A paz do mundo é a festa, é uma conta no banco, ou uma garrafa de whiskey, um remédio, uma terapia, a droga. Hoje o mundo busca a paz em tantos lugares. Por isso que Jesus nos diz que não dá a paz como o mundo a dá.

A paz de Jesus é uma paz verdadeira, profunda. A paz de Jesus tem 3 coordenadas, ela é tridimensional. Primeiro, para cima. É uma paz com Deus. Em segundo lugar, é uma paz conosco mesmo. E, em terceiro lugar, é uma paz com as outras pessoas. E uma é consequência da outra. É uma paz espiritual, uma paz emocional e uma paz relacional. 

Como alcançar a paz?

E, como alcançar essa paz? São três coisas bem importantes. A primeira é: se queremos receber essa graça de Deus, temos que pedir a Deus uma luz, um momento de iluminação. Precisamos pedir a Deus no Natal essa luz que, por um instante, nos permita compreender todo o plano de Deus para nossa vida, como um relâmpago que ilumina todo um campo à noite e nos permite ver a silhueta das árvores, o contorno das montanhas, mesmo que por um só momento.

O segundo passo para receber a paz de Deus neste Natal é nos aproximarmos do Presépio com muita humildade. Adotar uma atitude muito grande e de especial humildade. Somos nós que escolhemos nos revestir de humildade e quando vemos a Deus fazer-se homem, não há como nos aproximar diante dele senão com humildade. A humildade não significa valer pouca coisa, ou pior, fingir não ter nenhum talento. A humildade é gostar das coisas pequenas e colocar-se ao serviço, sem precisar ser aplaudido.

O terceiro passo, portanto, para receber a Paz de Deus no Natal é contar com o poder de Deus. Devemos confiar em Deus e não viver apenas com nossas forças e com nossos recursos. O sinal de que não estamos contando com Ele é a preocupação. Se tentamos fazer tudo sozinhos, sem a ajuda de Deus, obviamente ficaremos preocupados.

«Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas».

Mt 11, 28

Para alcançar a paz, temos que ir a Jesus (Vinde a mim). A paz não está nas coisas que o mundo nos vende como paz. Jesus nos diz para irmos a Ele. Nós devemos buscar a Jesus para que nos dê alívio e descanso, ou seja, para nos dar a paz. 

Também devemos tomar o jugo de Jesus sobre nós. Nas fazendas, o jugo serve para unir dois animais e também para distribuir o peso da carga. Quando Jesus diz para tomar seu jugo, Ele quer que estejamos unidos a Ele, cumprindo seus mandamentos, sua vontade em nossa vida. Mas, ainda que seguir a Jesus requeira um esforço, nós dividimos com Ele as cargas de nossa vida. Ele carrega os nossos problemas junto conosco.

Por fim, devemos aprender dele. Esse versículo marca a única vez em que o próprio Jesus se coloca como exemplo. Ele diz isso porque a mansidão e a humildade são os antídotos contra as duas coisas que mais nos tiram a paz em nossa vida: a agressividade e a soberba.

Essas são reflexões que o Pe. Rodrigo Hurtado LC nos deixa para vivermos de forma mais profunda e plena a festa do Natal que se aproxima. Não deixe de escutar os outros episódios do Podcast Café com Fé, através do canal do YouTube do Instituto Católico de Liderança ou do aplicativo de meditações católicas Seedtime. O Café com Fé também pode ser encontrado nos melhores aplicativos para podcast do mercado.