Conciliar carreira, estudos e vida pessoal tem sido um desafio para muitos. A rotina dos compromissos de trabalho ou faculdade nos põem em um ritmo, muitas vezes, frenético. Contudo, somamos os compromissos domésticos e a “necessidade” de estar conectado a tudo o que acontece no mundo, a todo momento. Resultado: estamos entregues a fatores que podem sugar nossa vida, gerando stress e ansiedade. Sem qualidade de vida!

Muitos chegam ao extremo de pensar que precisam abrir mão da carreira para recuperar o equilíbrio emocional. Mas, acredite, isso não é necessário. Algumas mudanças na rotina, podem fazer uma grande diferença no seu cotidiano. Veja como a meditação pode te ajudar a ter qualidade de vida no lazer e no trabalho.

A meditação envolve nossa mente e coração

A meditação produz em nós uma sensação de bem-estar. Envolve não apenas a mente, mas também os sentimentos e, sendo assim, o nosso ser por inteiro. Por isso, a meditação nos oferece uma oportunidade simples e acessível, totalmente sem custo, de nos tornarmos pessoas mais felizes, centradas e saudáveis.

Além disso, estudos demonstram que a meditação tem efeitos positivos sobre distúrbios psicológicos. Pessoas que sofrem de solidão passam a sentir-se menos sozinhas, além de reduzir a depressão entre as gestantes e jovens. A qualidade do sono pode melhorar, além de ajudar consideravelmente quem sofre da síndrome do pensamento acelerado. Além disso, a prática da meditação tem sido adotada em escolas no Brasil, para ajudar os alunos a se concentrarem melhor nas aulas.

A escritora Arianna Huffington, que fundou uma consultoria que ajuda empresas a adotarem estratégias focadas no bem-estar dos seus funcionários, afirma que o ritmo de vida que levamos está nos matando e que a meditação é uma das melhores opções. “A meditação aumenta as emoções positivas, como amor, alegria, gratidão, contentamento, esperança, orgulho, interesse e diversão, além de ampliar recursos pessoais como autoaceitação, relações positivas e boa saúde física” (Arianna Huffington. A Terceira Medida do Sucesso. Sextante. Edição do Kindle).

Para obter qualidade de vida

A meditação tem o poder de nos tirar das preocupações e nos permite nos concentrarmos no presente, no agora, nos ajuda a termos consciência do que estamos fazendo, já que muitas vezes fazemos tudo no modo automático. Meditar treina nossa mente para aquietar-se e a se conectar com o interior, dessa maneira pode despertar em nós 3 importantes princípios:

1. Sabedoria: Quando temos consciência do que fazemos, do que somos, conseguimos nos libertar do que nos aprisiona, nos prejudica e nos rouba a paz. Com sabedoria sabemos identificar o que, de fato, precisamos. Experimente meditar um texto das Sagradas Escrituras e se permita alcançar pela sabedoria que vem de Deus. Você pode se surpreender como isso pode te ajudar a enxergar as suas reais necessidades.

 2. Admiração: Ao contrário do que costumamos pensar, a admiração não é um sentimento despertado em nós por algo que vemos – uma paisagem bonita, algo misterioso. A admiração é também produto do nosso estado mental e espiritual, e da perspectiva com a qual olhamos para o mundo. Neste aspecto, a meditação nos ajuda a estarmos atentos ao que acontece à nossa volta, a contemplar o belo e o valoroso que nos rodeia. Como dizia o salmista: “Eu vos louvarei, Senhor, de todo o coração, todas as vossas maravilhas narrarei. Em vós eu estremeço de alegria, cantarei vosso nome, ó Altíssimo!” (Sl 9,2-3).

A meditação na sua vida

 3. Doação: Uma pesquisa das universidades Harvard e Northeastern junto com o Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou que a meditação tem a capacidade de nos tornar altruístas – ou seja de nos levar a pensar mais nas necessidades do outro. A meditação, dizem os pesquisadores, “aumenta o comportamento compassivo espontâneo”. Amar o outro, cuidar, ter compaixão, ajudá-lo é o que o Mestre dos mestres, Jesus Cristo, nos ensinou quando passou por este mundo. Meditar sobre Seus ensinamentos pode nos ajudar a amar mais e a acolher melhor, a criticar menos e a condenar jamais.

Enfim, são muitos os benefícios que a meditação traz para nossa vida e para os que nos cercam. Em meio à sua rotina, procure encontrar um tempo para meditar, comece reservando 5 minutos do seu dia e vá aumentando esse tempo gradualmente. Logo você verá resultados na sua qualidade de vida!