Em sua homilia deste primeiro domingo do Advento, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos recorda que nós temos que viver sempre gratos e Deus, em todos os momentos, e como podemos fazer para manifestar nossa gratidão a Deus.

No Evangelho desse domingo vemos um texto sobre a segunda vinda de Cristo. Pe. Rodrigo explica que Jesus virá duas vezes até nós. Uma primeira vez, já aconteceu, em Belém, quando nasceu em silêncio e humildade, da Virgem Maria. Mas Ele virá uma segunda vez, em poder e glória. Na primeira vez, veio vestido de fraldas, mas na segunda vez, Ele virá revestido de luz e poder.

Um verdadeiro cristão sempre vive com esperança no coração, afirma o padre. Mesmo que aconteçam coisas terríveis, o cristão levanta sua cabeça e olha para frente com esperança e com confiança. Porque nós, cristãos, sabemos o final da história. Nós sabemos que Jesus vai triunfar ao final da história. A última palavra quem tem é o amor.

Diante desse panorama, Pe. Rodrigo faz uma reflexão sobre a tradição americana do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), que não é uma festa latina, mas que tem profundas raízes na teologia cristã. O cristão é alguém que sempre tem que dar graças a Deus. Mesmo que aconteçam coisas terríveis, temos que olhar com confiança e gratidão a Deus.

São Paulo diz na primeira carta aos Tessalonicenses que temos que dar graças a Deus em toda e qualquer circunstância. A chave para entender essa frase está na preposição «em». Damos graças a Deus «em» todas as circunstâncias e não «por» todas as circunstâncias. Dar graças a Deus pelo sofrimento seria masoquismo, mas dar graças no sofrimento é sinal de maturidade.

A vida não é feita de altos e baixos, medita o padre. Mas, a vida sempre tem coisas boas e coisas ruins. Elas costumam vir juntas. Sempre temos coisas boas e coisas ruins acontecendo na mesma hora. Nós vivemos em um mundo que é ferido pelo pecado, mas é guiado pela mão amorosa da Providência Divina.

A vida vai como uma trem sobre dois trilhos. O trilho das coisas boas e o trilho das coisas ruins. As coisas ruins, eu aceito com generosidade, e abraço com amor. Pelas coisas boas, eu vivo com gratidão.

Pelo quê dar graças a Deus

Em primeiro lugar, temos que dar graças a Deus porque Ele é sempre bom para conosco. Apesar de todas as dificuldades vividas na vida, Ele sempre fica conosco, Ele está perto de nós. A presença de Deus perto de nós nos conforta, nos consola, nos dá forças para seguir.

Quando Deus pode a Moisés que volta para o Egito para libertar, Ele promete que estaria junto a Moisés e assim se deu. Jesus também promete isso aos apóstolos, dizendo que estaria conosco até o fim dos tempos. Ele está conosco e temos que ser gratos a Deus precisamente por isso.

Também devo dar graças a Deus pela promessa que Ele fez do céu. Todos os nossos problemas, sofrimentos e dificuldades são passageiras. Um dia nosso coração deixará de bater, mas não é o fim de nossa vida. É só o fim dessa forma de vida terrena. Depois disso haverá o céu, e lá tudo será restaurado, nosso corpo, nossas relações, e será a felicidade perfeita e nosso coração estará sempre admirado da glória de Deus, porque Deus é infinito (Apocalipse 21, 4).

Um terceiro motivo pelo qual temos que dar graças a Deus é porque, mesmo nas coisas ruins, Ele consegue tirar um bem. Ele sempre transforma todo mal em um bem. Aí está a onipotência de Deus. Mesmo as coisas más que nos acontecem, Deus usa para ajudar a nossa alma a amadurecer. Nós passamos por muitas coisas que parecem uma loucura, mas quando eu sei colaborar com Deus, isso se transforma em um bem. São Paulo diz isso aos Romanos: Sabemos que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus.

Como dar graças a Deus

Podemos dar graças a Deus cantando. Há muitos textos no Antigo Testamento, como por exemplo entre os Salmos, que dizem que o povo Deus dava graças ao Senhor cantando. A própria Igreja sempre fez dessa forma. Santo Agostinho já dizia que quem canta ora duas vezes.

Em segundo lugar, damos graças a Deus com nossa oração. São Paulo convida em sua carta aos Filipenses (4, 6), que apresentemos todos os nossos pedidos a Deus com a oração e súplicas com ações de graça.

Se existe algum sentimento que pode realmente transformar a nossa vida é a gratidão. A pessoa que é agradecida sempre está feliz, leva a vida com mais leveza. Mas, não se trata só de pensamento positivo, mas de uma esperança cristã, que confia em Deus.

A terceira forma de dar graças a Deus é sermos generosos. Quando somos generosos e desprendidos nós demonstramos gratidão a Deus. Quando eu dou com generosidade eu reconheço que foi Deus quem me deu antes de tudo. São Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios (9, 11), exclama que nossa «generosidade resultará em ações de graças a Deus».

Por fim, Pe. Rodrigo recorda que este dia de Ações de Graças, em certo sentido, é a única festa que celebraremos permanentemente nos céus. Não haverá Quaresma, e Advento, ou as festas de Nossa Senhora, mas todos os dias haverá a Festa de Ação de Graças a Deus. Portanto, quando nós vivemos nossa vida com gratidão, nós estamos nos preparando para viver a vida eterna nos Reino dos Céus. Essa eterna festa que Deus tem preparado para nós (Apocalipse 7, 11).

  • Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa todos os domingos através de seu canal do YouTube. Assista, inscreva-se no canal e compartilhe.