O uso da meditação para dormir profundamente tem sido muito procurado ultimamente. E veja, não importa a idade. Atualmente, homens, mulheres, jovens, e até mesmo crianças, estão encontrando algum tipo de dificuldades para dormir.

Primeiramente, são muitas as questões que podem ficar rondando nossa mente justamente naquele momento em que nos deitamos para relaxar. Dificuldades no relacionamento, problemas com a família, dívidas, questões do trabalho, rotina agitada, estudos, enfim, esta lista pode ser muito extensa.

Além disso, alguns distúrbios também – como a ansiedade – costumam nos impedir de ter uma noite de sono com qualidade.

Mas, independentemente do que esteja roubando o seu sono, você precisa saber de algo: A meditação para dormir profundamente pode, sim, ser sua aliada.

Contudo, antes de você começar a praticá-la, precisamos esclarecer alguns pontos importantes para os católicos.

Diferença entre meditação católica e tradições orientais

São muitos os métodos de meditação que encontramos por aí. Por isso, o católico precisa estar atento ao buscar pela meditação.

Existe um documento da Igreja Católica, datado de 1989, publicado pela Congregação para a Doutrina da Fé, que tem por objetivo esclarecer aos cristãos sobre a prática da meditação católica, ou meditação cristã.

Inicialmente, o documento explica que meditação cristã, é uma forma de oração e não um simples esforço para regular a respiração ou produzir um relaxamento. Sendo isso, a busca de outras vertentes da meditação.

Logo, a meditação praticada pelo católico supõe uma ação divina livre e sobrenatural da graça de Deus.

As práticas de meditação orientais, inspiradas no hinduísmo e no budismo, tais como a meditação transcendental e o yoga, têm por objetivo produzir na pessoa uma sensação de paz interior e serenidade. Logo, não existe um comprometimento com o todo da vida.

Já a meditação católica, promove um encontro íntimo com Deus, um diálogo sincero com Ele. Portanto, a consequência desse encontro é uma vida comprometida com o Evangelho.

Portanto, enquanto a meditação oriental pede-nos para esvaziar a mente, a meditação católica conduz nosso pensamento ao Senhor. Desse modo, devemos ocupar nossa mente com o que diz respeito aos mistérios de Deus.

Sendo assim, a meditação cristã buscamos pelo amor do Senhor, que tudo pode curar!

Usando a meditação para dormir profundamente 

Uma noite de sono saudável diz mais respeito à qualidade do sono e não tanto à quantidade de horas dormidas.

Durante o sono nosso organismo se recupera do desgaste físico e mental, por isso ele é tão importante para a nossa saúde. Por outro lado, noites mal dormidas prejudicam a coordenação motora e a capacidade de raciocínio.

Mas, não se aflija. Vamos te ajudar a reverter essa situação. Saiba como usar a meditação para dormir profundamente!

Passo a passo para a meditação 

– Procure um ambiente tranquilo para praticar a meditação.

– Busque uma posição confortável.

– Cuide para que a iluminação não seja muito forte, mas que seja suficiente para você poder fazer uma leitura. Se possível, acenda uma vela benta.

– Trace o sinal da cruz e faça uma oração ao Espírito Santo, pedindo que Ele conduza esse momento teu exclusivo com Deus.

– Faça um breve exame de consciência, buscando enxergar seus pecados e pedindo o perdão de Jesus.

– Escolha um texto bíblico e faça uma leitura orante da Palavra de Deus. Procure contemplar e saborear, sem pressa, cada palavra. Leia quantas vezes achar necessário, buscando compreender o que Deus tem a te dizer sobre essa leitura.

– Agradeça ao Senhor por tudo o que você viveu neste dia e renove o seu compromisso de fé e de amor com Ele. Abra seu coração e deixe que o Espírito Santo conduza esse teu diálogo com Deus.

– Peça ao Senhor que abençoe sua vida, seus planos e sonhos e deposite tudo em Suas mãos.

Não existe um tempo determinado para você praticar sua meditação para dormir profundamente. Comece aos poucos, com 5 minutos, e dia após dia vá aumentando esse tempo. No início pode ser que você se sinta um pouco “travado”, mas não desista. Logo você se sentirá muito à vontade neste encontro com o Senhor e poderá colher seus frutos, entre eles, uma boa noite de sono!