Pe. Rodrigo Hurtado LC medita sobre a Solenidade de Todos os Santos, festa que a Igreja celebra no dia 01 de novembro, mas no Brasil, quando a data não coincide com o Domingo, costuma-se transferi-la para o Domingo seguinte. Em sua reflexão, o padre nos ensina que, antes de mais nada, devemos buscar a santidade.

É uma data que a Igreja reserva para celebrar todos os homens e mulheres que terminaram sua vida cumprindo o projeto de Deus para eles. Não são somente aqueles santos que são oficialmente canonizados pela Igreja, cujas imagens vemos nos altares, mas todas as pessoas que viveram o projeto de Deus em suas vidas. Trata-se justamente de uma multidão incontável, como é descrito na primeira leitura, do livro do Apocalipse, recorda o Pe. Rodrigo.

«Precisamos entender que a santidade é uma vocação para todos nós, não apenas para uma pequena elite da Igreja», ensina o padre.

Muitas pessoas não entendem o seria ser santo. Elas têm uma vida bem sucedida, até vão à Missa e rezam, mas sentem-se vazias, porque nós não fomos criados para o sucesso. O problema de quem se sente assim é que talvez sua vida esteja girando somente em torno a si, e nós não fomos criados para isso.

Então, o que significa ser santo? Significa unir a nossa vida para o projeto para o qual Deus nos criou. Deus nos criou, em primeiro lugar, para viver no Reino de Deus; em segundo lugar, para viver pelo Poder de Deus e; em terceiro lugar, para viver para a Glória de Deus. Isto é ser aqueles bem-aventurados que vemos Jesus falar no texto do Evangelho da Solenidade de Todos os Santos.

Contudo, muitas pessoas vivem somente uma rotina diária, de se levantar, ir trabalhar, voltar à casa, assistir televisão e dormir nos dias de semana e, nos finais de semana vão a uma festa e, na segunda, retomam sua rotina e acreditam que isso é uma vida. Na verdade isso é só existir, pois viver implica em uma dimensão muito mais profunda.

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

João 10, 10

Os santos vivem no Reino de Deus

Viver no Reino de Deus significa que minhas prioridades, meus critérios para tomar qualquer decisão são os critérios, os mandamentos e a vontade de Deus. Eu não saio daquele marco que Jesus nos ensinou para nossa vida. É buscar a vontade de Deus em nossa vida até os últimos detalhes.

“Que possais viver de modo digno de Deus, que os convocou para o seu Reino.” (1 Tessalonicenses 2, 12)

Pe. Rodrigo nos recorda que Deus nos chamou não somente a acreditar nele, mas também a pertencer a seu Reino.

“Buscai em primeiro lugar o reino de Deus, e as outras coisas vos serão acrescentadas.”

Lucas 12, 31

Quando nós colocamos Deus em primeiro lugar, Ele abençoa a nossa vida. Isto é, se nós precisamos ser abençoados em alguma área da nossa vida, precisamos colocar Deus em primeiro lugar nessa área. Se nós queremos ser abençoados em nossa vida financeira, temos que colocar a Deus em primeiro lugar justamente aí. Fazer tudo com desprendimento e generosidade. Coloque a Deus em primeiro lugar em todos seus interesses e Deus vai te abençoar.

Normalmente quando temos um problema, primeiro esgotamos todos nossos recursos ou ideias e só depois, quando tudo deu errado, dizemos: “Agora só resta rezar”. Deus não é o último recurso, Deus deve ser a primeira escolha. Antes de começar a aplicar nossas soluções, devemos ir a buscar o que Deus quer de nós, buscar iluminação e força para solucionar os problemas.

Os santos vivem pelo poder de Deus

O que significa viver pelo poder de Deus? Significa não contar unicamente com nossas forças, mas contar também com a força e o poder de Deus.

“O reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.”

1 Coríntios 4, 20

Quando corremos um risco e precisamos esperar em Deus é justamente quando se abre um espaço para Ele poder nos abençoar e demonstrar seu poder. Precisamos de três coisas para que Deus mostre seu poder e atue em nossa vida. Em primeiro lugar, orar. A oração que libera o poder de Deus; em segundo lugar, precisamos estar dispostos a correr o risco, precisamos confiar em Deus; em terceiro lugar, devemos confiar cegamente em Deus, saber esperar nele, pois as coisas nem sempre acontecem em nosso tempo, mas no tempo de Deus.

Os santos vivem para a glória de Deus

Viver para a glória de Deus é focar em Deus. Focar na sua vontade, fazer de Deus o nosso objetivo de vida. Não é só cantar Seus louvores ou ter uma experiência mística. Isso, sem dúvida alguma, ajuda, mas, na realidade, tudo em nossa vida pode servir para dar glória a Deus.

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para os homens.”

Colossenses 3, 23

É como quando alguém está apaixonado. Todos os dias a pessoa apaixonada pensa no alvo de seu amor e em tudo o que pode agradá-lo. Da mesma forma, o coração de uma vida vivida para a glória de Deus implica focar em Deus e na sua vontade.

Os santos são aqueles homens, dizia Soren Kierkegaard, que tem compreendido que a vida é sobre uma única coisa. Como o próprio Jesus dizia a Marta:

“Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; mas uma coisa só é necessária” (Lucas 10, 41)

Alguém que viveu assim foi justamente S. Paulo. Depois do encontro que ele teve com Jesus no caminho de Damasco, sua vida se torna como uma bala disparada ao coração de Deus. Nada lhe distrai e nada parece deter-lhe. Desde o dia em que Paulo entregou sua vida a Deus no caminho a Damasco, todo o resto foi coerente e intensamente concentrado na vontade de Deus.

“Irmãos… tomo a seguinte atitude: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim, apresso-me em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus.”

Filipenses 3, 14

Por fim, o Pe. Rodrigo nos recorda que Deus quer sejamos felizes sim, mas Ele quer muito mais que nós sejamos santos, pois a nossa melhor chance de sermos felizes será escolher a santidade. É isso que vai nos realizar plenamente.

As pessoas mais felizes do mundo são os santos. São aquelas que vivem em Deus, para Deus e por Deus.