A convidada do Café com Fé desta quinta-feira é a empresária Helena Pereira de Almeida, que também é Formadora da Catequese Bom Pastor, e a conversa se dá sobre a espiritualidade na infância e a experiência da convidada com uma metodologia específica de catequese.

Helena conta que conheceu a Catequese Bom Pastor por meio de Carmen Tieppo. Carmen, por sua vez, trazia a Catequese Bom Pastor da Argentina no início dos anos 2000. Nesse momento, foi quando Helena foi convidada para a estruturação do projeto em S. Paulo.

Hoje, é comum que os pais se preocupem em matricular seus filhos de 10 anos na catequese como se fosse apenas um rito de passagem, constata Helena. «A primeira comunhão seria uma etapa a se cumprir, mas quando você pensa que a criança, quanto menor ela é, mais aberta à espiritualidade ela está, aí as coisas mudam», esclarece.

Helena ensina que, se a criança vive o amor de Deus na primeira infância é como estar construindo o alicerce dela para a vida inteira. A criança se sente amada, não só pelos pais, mas através de uma experiência muito mais profunda, que é a experiência do amor de Deus.

É isso que encantou-a na Catequese Bom Pastor desde o começo, porque não se trata de uma catequese escolástica, mas é uma metodologia que busca mostrar à criança quem é Jesus, quem somos nós e nossa relação com Ele. Jesus é o Bom Pastor.

Pela experiência da Bom Pastor, que existe desde 1954, as formadoras perceberam, ao longo desses anos, que a criança quer permanecer na catequese. Isso é um grande diferencial, explica Helena.

Esta metodologia não é um curso voltado somente para a formação para a Primeira Eucaristia. Ela é uma vivência de uma amizade com Cristo. Ela começa aos 3 anos e vai até os 12 anos. Ela é para as famílias que querem criar esse alicerce dessa aliança com Cristo. A criança vai aprender a viver uma vida de amizade com Cristo.

Hoje, a Catequese Bom Pastor, que surgiu na Itália, está espalhada em diversos países e, no Brasil, iniciou por volta do ano 2000 com um pequeno grupo de 7 crianças e hoje está em 6 Estados, com 56 sacerdotes envolvidos e presentes na catequese.

Entre os vários temas abordados na Catequese, apresenta-se a alegria do Evangelho à Criança, a figura do Bom Pastor que se alegra ao encontrar a ovelha perdida. Também é uma catequese litúrgica, que mostra às crianças onde Jesus, o Bom Pastor, pode ser encontrado na liturgia da Igreja. Todos os temas levam a criança a um maravilhamento. A cada período, vai se apresentando temas de acordo com as necessidades de cada idade.

Segundo Helena, nesse formato de catequese, a criança não aprende que tem que cumprir os mandamentos, mas que, pelo contrário, ela é capaz de viver os mandamentos, quando está unida a Jesus, o Bom Pastor. A visão da relação com Deus é transformada. Não é mais uma visão de medo de Deus, mas de um maravilhamento, de uma amizade com Deus que nos ama.

Helena também conta que a catequese dá frutos também em casa. A própria vivência da criança faz com que os pais se aproximem mais de sua própria fé. Além disso, a criança também passa a participar da Missa com uma visão diferenciada. Elas compreendem todos os atos da liturgia e onde elas podem encontrar o Bom Pastor sobre o altar. Por exemplo, as crianças de 3 anos já sabem reconhecer as cores dos paramentos do sacerdote e sua realidade litúrgica, conta Helena.

Até pouco tempo atrás, os cursos de formadores para a Catequese Bom Pastor eram feitos de forma presencial, mas agora, os pais e catequistas que desejarem implantar em suas comunidades ou lares essa metodologia, podem fazer o curso online, através do site da Catequese Bom Pastor. Helena esclarece que essa metodologia não é só para formar catequistas, mas também é algo que transforma a própria vida de quem se propõe a vivê-la.

Quanto aos pais, Helena ilustra que eles têm que dar testemunho. As pessoas perdem uma oportunidade incrível de não perceber as entrelinhas. As pessoas não percebem o dom, não se maravilham mais diante da natureza, diante de todos os dons que Deus nos dá. Os pais precisam viver essa maravilha, aprender a contemplar a beleza de Deus. Deus se apresenta não de forma extraordinária, mas no silêncio, na contemplação de coisas simples da vida. Se os pais aprenderem a dar testemunho de serenar, contemplar, amar, já ajudam muito seus filhos. «Os pais precisam ajudar os filhos a lerem essas entrelinhas da vida».

Helena esclarece ainda que a fé não pode ser somente intelectual, senão ela fica vaidosa. A pessoa passa a se vangloriar de seu conhecimento. Contudo, ela também não pode ser baseada só no sentimento, senão a pessoa se torna fundamentalista. A Catequese Bom Pastor é baseada em conhecimento e experiência, em conhecer a Jesus e ter a experiência da amizade com Ele.

Por fim, Helena também deixa um conselho aos pais, para que coloquem seus filhos o mais cedo possível na catequese, porque isso vai solidificar, desde pequeno, a estrutura também moral da criança de uma maneira totalmente natural através dessa linguagem do amor.

  • O podcast Café com Fé é transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Católico de Liderança e pelo instagram @liderescatolicosbr, mas também pode ser encontrado nas melhores plataformas de podcast e no aplicativo de meditações católicas Seedtime.