A Igreja herdou do Antigo Testamento essa honrosa devoção a esses nossos colaboradores em nossa jornada para o Céu, que são os anjos e, hoje, ela celebra a festa dos Santos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Esses três arcanjos são especialmente mencionados na Sagrada Escritura em suas especiais missões, dadas por Deus.

São Miguel, cujo nome deriva do hebraico «Quem como Deus?» é o principal ator na batalha combatida no céu contra o inimigo de Deus e seus seguidores. Segundo a Bíblia, ele é um dos setes espíritos que assistem diretamente o trono de Deus e, portanto, um dos grandes príncipes do Reino dos Céus. É chamado pelo profeta Daniel de protetor do povo de Israel e, no Novo Testamento, é citado na carta de São Judas e no Livro do Apocalipse, onde aparece como protetor dos filhos de Deus e de Sua Igreja. O nome de Miguel foi o grito de guerra dos anjos de Deus na batalha contra o diabo e seu exército.

São Gabriel, por sua vez, tem no significado de seu nome «Fortaleza de Deus» e teve uma missão importantíssima na nossa história da salvação. Ele foi o mensageiro de Deus que foi incumbido de anunciar a Zacarias a vinda do precursor de Jesus e, por sua vez, anunciar diretamente a Maria, que ela seria a Mãe do Messias. Ele foi o arauto do mistério da Encarnação de Jesus e foi o autor, por assim dizer, da oração mais popular do cristianismo, a Ave Maria.

São Rafael, cujo nome quer dizer «Medicina de Deus» é considerado o arcanjo amigo dos peregrinos, um médico excelente e auxílio dos perseguidos pelo demônio. Sua história é narrado no livro de Tobias. Na história desse jovem de Deus, Rafael assume a forma humana para prestar socorro a sua família. Ele acompanha Tobias em sua viagem para conhecer sua esposa, livra-a da opressão diabólica e ainda dá a receita para cura da cegueira de Tobit, pai de Tobias.

Os anjos são uma realidade sempre assumida pela Igreja e são nossos companheiros na jornada da vida. Esses três arcanjos são especialmente invocados como nossos intercessores e os diversos relatos de graças recebidas por sua ação são impossíveis de se contar. Mas, também temos que olhar para esses servos de Deus e obter deles o exemplo de fidelidade a sua vocação e a sua missão. Ao cumprirem fielmente aquilo que Deus lhes ordenou, tornaram-se veneráveis por toda a Igreja, que lhes é agradecida por tão grandes obras.