Em meio a instabilidade que temos vivido atualmente, o que mais precisamos é de uma liderança sadia e forte. No entanto, um líder forte não significa alguém autoritário, mas claro, reconhecido e atrativo.

O tema da liderança tem sido muito abordado ultimamente. São muitos os seminários, livros, cursos, foros, etc que tocam esse tema. Logo, empresas têm investido fortemente na capacitação de líderes.

Contudo, a necessidade de uma liderança sadia e forte não se restringe somente às empresas. Na Igreja, e até mesmo dentro das famílias, é necessário ter líderes que consigam unificar sua vida em Deus.

Somente seguindo o modelo de liderança divina um líder consegue atuar em qualquer circunstância sendo coerente com seus princípios, tendo um projeto de vida claro, focado em tudo o que faz.

Desse modo, sabe vibrar com seus projetos pessoais, se sente realizado profundamente e transmite seu entusiasmo a todos aqueles que o encontram. Esse líder tem discernimento para adaptar-se a cada pessoa, circunstância e contexto.

Talvez agora você esteja se perguntando: Mas, afinal, que modelo de liderança é este? Você já vai entender!

A liderança na Palavra de Deus

A Bíblia Sagrada reúne alguns princípios de liderança que podem nos servir de inspiração para exercermos. Segui-los pode ser importante, pois, seja nos negócios, na família, nas paróquias, só alcançamos a estabilidade e a prosperidade quando temos uma liderança sadia e forte.

“Quando o homem é prudente e entendido, a terra tem estabilidade”

(Provérbios 28, 2).

Para isso, precisamos de mais pessoas dispostas a se reconhecer como líderes, que aprendam os princípios da liderança e os apliquem na prática.

Vejamos, então, quais são esses princípios:

1. Nada acontece até que alguém tome a frente

A liderança sempre foi necessária. Por meio de um líder tudo se levanta ou desmorona, só depende da sua forma de liderar.

Contudo, o mundo precisa de líderes que promovam mudanças. Um local que sofre com a insegurança, ou a ideia inovadora de um serviço para a sociedade, assim como uma nova paróquia em um bairro, são exemplos de coisas que necessitam de um líder que tome à frente do projeto. Ou seja, necessita de alguém que se disponibiliza a oferecer a liderança necessária.

2. O segredo é a influência

Existem muitas definições para liderança. Contudo, se tivéssemos que resumir numa palavra, seria influência.

Quando falamos de líderes, muitas vezes pensamos nos grandes CEO’s, em cantores famosos ou artistas de filmes, mas a liderança é muito mais simples. A liderança é influência. Se você pode influir sobre alguém, você tem uma liderança e, por isso, tem também uma responsabilidade.

A prova da liderança é: alguém está te seguindo? Se a resposta é positiva, pense que você é o elo de uma corrente que só Deus sabe onde pode terminar.

Somos instrumentos de Deus e temos uma responsabilidade a cumprir.

Jesus diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10, 27).

No entanto, a liderança não é questão de título ou de cargo. Se trata de uma influência real. Existe uma grande diferença entre ser chefe e ser líder. O verdadeiro líder nem sempre ocupa a cadeira mais importante dentro de uma organização.

Se alguém precisa lembrar os outros de que ele é o líder, significa, na verdade, que ele não está sendo um líder.

3. O fundamento da liderança é o caráter, não o carisma

É importante ter claro que na liderança é mais importante o caráter do que o carisma.

Seguramente você já viu líderes com muito carisma e talento natural, mas suas obras são efêmeras. Passam juntamente com seu cargo. Por quê? Porque não realizou obras com boas raízes e alicerces. Estão baseados no encanto pessoal, na capacidade de trabalho, no entusiasmo ou no dinheiro.

O que fica é aquilo que conseguimos arraigar profundamente, e para isso é preciso caráter e constância. O carisma depende dos dons naturais com os quais nascemos. Já o caráter depende de nossa força de vontade para perseverar e seguir sempre em frente.

A maioria das obras importantes exige tempo, esforço, constância. Nada que realmente tenha valor na vida se constrói em um só dia ou é fruto da casualidade, de um golpe de sorte.

As coisas que realmente contam na vida e na sociedade normalmente se alcançam com muito trabalho, por isso aqueles que as conseguem são respeitados e vistos como líderes pela sociedade.

A liderança sem caráter pode ser influente, mas passa rápido. Afinal, reputação é o que as pessoas dizem que você é. Caráter é o que você realmente é, ou seja, é aquilo que somos quando ninguém está olhando.

4. A liderança pode ser aprendida

Ninguém nasce líder, isso é uma capacidade que podemos desenvolver. Alguns aprendem antes, outros depois. Alguns aprendem sozinhos, outros com ajuda.

O apóstolo Paulo disse: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco” (Filipenses 4, 9). Afinal, o que Paulo está dizendo é: aprendam a ser líderes.

A liderança se aprende pela forma que respondemos aos desafios da vida.

Também Jesus dedicou tempo para treinar seus apóstolos. O evangelista Marcos diz: “designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar” (Mc 3, 14).

Esses apóstolos treinados pelo líder Jesus, fizeram história.

Neemias, um exemplo de liderança na Bíblia

Neemias foi um líder que fez coisas grandiosas porque tinham um grande caráter. Para ele, importavam as mesmas coisas que importavam a Deus.

Ele tinha uma vida muito tranquila na Babilônia. Era copeiro do rei, um cargo de muita importância. Logo, tinha grandes qualidades, era inteligente, com grande capacidade de liderança.

Milhares de quilômetros de distância, em Jerusalém, estavam seus irmãos, deprimidos, desalentados, derrotados.

Neemias se importou com essa situação, como um bom líder.

Líderes são sensíveis à situação que os rodeia. Sendo assim, Deus se importa e por isso busca pessoas que também tenham essa capacidade de se preocupar com os problemas dos outros.

A Deus lhe preocupava a situação de seu povo. Pois, Ele tinha um grande plano para Israel.

Neemias também se preocupou pela situação de Jerusalém e isso fez dele um líder perante Deus. Então, reconstruiu as muralhas de Jerusalém.

Mas, não pense você que Neemias estava preparado para a missão para a qual o Senhor o chamou. Na verdade, Deus o escolheu porque ele estava disponível. 

Igualmente acontece conosco. Deus não olha para a nossa capacidades, mas para a nossa disponibilidade. 

Não precisamos ter talento para a liderança, precisamos nos decidir por ser líderes. 

Mas, e você? Está disposto a ser líder na sua família, na empresa, na sociedade, entre os amigos. Está dispostos a ser instrumento para os planos de Deus? 

Tenha a ousadia de apresentar-se disponível ao Senhor, e colha os frutos da liderança na sua vida.