Um autêntico líder católico deve saber acolher bem as pessoas que chegam até ele. Além disso, deve proclamar a Palavra de Deus com amor e autoridade.

Acima de tudo, um líder cristão precisa ter o discernimento de que ele não tem “seguidores” junto dele. Logo, seu dever, sua missão, é conduzir seus colaboradores ao Reino de Deus e Sua Glória.  

Líderes católicos bem formados são importantes geradores de opinião na comunidade, além de evidenciar e fortalecer o espírito do Evangelho. Por isso, separamos 6 livros que todo líder católico deve ler, em busca de conhecimento, para que saiba bem orientar o povo de Deus.

Confira a lista!

O monge e o executivo

De autoria de James Hunter, esse livro conta a história de um executivo bem-sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. 

James tinha sempre o mesmo sonho que lhe trazia sempre a mesma mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”. Portanto, ao participar de um retiro num mosteiro cristão chamado João da Cruz, ele passa a compreender certas coisas. 

O livro traz para o leitor algumas importantes lições sobre liderança. Entre elas, que a liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

Além disso, aprenda que “o papel da liderança é servir” e que “nesse processo de satisfazer necessidades será preciso frequentemente fazer sacrifícios por aqueles a quem servimos”.

4 Hábitos da alegria interior

A felicidade real é aquela que vem de dentro para fora. Sendo assim, é esta alegria que devemos transbordar e contagiar a todos. Portanto, foi com o objetivo de nos ajudar a descobrir e reavivar essa alegria que o Pe. Rodrigo Hurtado, L.C., escreveu esta obra. 

Todo líder cristão deve deixar emanar a alegria interior para despertar esse sentimento naqueles que o Senhor colocar à sua frente. Sobretudo, o Pe. Rodrigo apresenta neste livro quatro passos simples, porém poderosos, que podem surtir efeito em poucos dias. 

“Acredito que se colocarmos em prática estes simples conselhos, cada um de nós pode transformar a sua vida e realizar os seus maiores sonhos… chegar a ser a melhor-versão-de-você-mesmo”, enfatiza o autor. O livro nos ajuda a redescobrir as duas capacidades extraordinárias que Deus nos concedeu: a capacidade de fazer escolhas e a capacidade de sonhar. Essas realidades, podem ser aplicadas ao líder católico e gerar ainda mais frutos.

7 Hábitos das pessoas altamente eficazes

Este é um best-sellers, considerado o livro de negócios mais importante do século XX. Foi traduzido para 38 idiomas. O livro foi publicado pela primeira vez em 1989, mas recentemente ganhou nova edição, revista e ampliada. No entanto, os 7 hábitos estabelecidos pelo autor Stephen Covey não mudaram. 

O livro apresenta uma abordagem diferenciada para a solução dos problemas pessoais e profissionais baseados em princípios. Afinal, a obra foi reconhecida como um manual revolucionário que nos mostra como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio dos alicerces do comportamento humano no caráter e na compreensão dos princípios, não se detendo apenas a práticas.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Este livro, de autoria de Dale Carnegie, tornou-se uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. A obra foi escrita há mais de 70 anos e é reconhecido mundialmente como um guia clássico e definitivo no assunto. 

Assim, vendeu mais de 50 milhões de exemplares. O autor fornece técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

A coragem para liderar

Escrito por Brené Brown, este livro ressalta que liderança não tem a ver com cargos, status ou poder. Primeiramente, um líder é qualquer pessoa que se responsabiliza por reconhecer o potencial nas pessoas e em suas ideias e tem a iniciativa de desenvolvê-lo. 

Assim, o autor destaca que uma liderança requer o desenvolvimento de habilidades que são profunda e exclusivamente humanas, como empatia, conexão e coragem. A autora dedicou as últimas duas décadas para estudar as emoções e experiências que dão significado a nossa vida e passou os últimos cinco anos trabalhando com líderes e equipes em todo o mundo. 

Neste livro, ela utiliza pesquisas, histórias e exemplos reais para responder aos questionamentos dos leitores.

Inteligência emocional

Este livro transformou a maneira de pensar a inteligência, alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios. Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, o autor, Daniel Goleman, apresenta o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – e explicou como, juntas, elas moldam nosso destino. 

O autor explica que a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo, e que a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas.