Um dos frutos que o Espírito Santo quer desenvolver em nós é a alegria, consequência do Amor. Quem tem a Deus, vive alegremente e contagia os que estão ao seu redor. Porém, no momento de dificuldade, manter-se bem pode ser  um grande desafio. É possível, a partir de passos concretos, manter a alegria na tribulação. Com a ajuda do apóstolo São Paulo, entenda melhor como viver essa graça. 

Antes disso, precisamos distinguir entre felicidade e gozo, alegria externa e alegria interna. A externa depende de um acontecimento como ser promovido no trabalho, ganhar um prêmio entre outros. Trata-se de um sentimento superficial e de curta duração. Já a alegria interna nasce das convicções profundas, da certeza do Amor de Deus, no qual independente do que acontecer, é possível lembrar os motivos pelos quais estamos aqui, e manter a alegria na tribulação. Depende de você fazer a escolha de confiar em Deus, estar alegre ou deixar-se desanimar pelos golpes da vida. 

Qual a fórmula de São Paulo para manter a sua alegria mesmo diante dos seus obstáculos, prisões e inimigos? 

Acreditar sempre no poder e nas promessas de Jesus

Na Carta aos Romanos, o apóstolo diz: “Tendo sido, pois, justificado pela fé, estamos em paz com Deus por Cristo Jesus, no qual também estamos alegres na esperança da glória de Deus” (Rm 5, 1). Para Paulo, a consciência de estar em paz com Deus é sua maior fonte de alegria interior. Mas como podemos nos alegrar, inclusive nas tribulações? 

Confiando que Deus cuidará de nós. Para quem tem fé, nenhuma situação é desesperada demais, pois, por cima de qualquer circunstância, está a esperança no poder de Deus. Muitas pessoas põem sua esperança na conta bancária, num cônjuge, em habilidades, contatos ou influências. Mas todas essas realidades podem ser destruídas, só a confiança em Deus é rocha firme.

Em segundo lugar, Paulo sabe que sua vida tem um propósito. Poucas coisas podem dar mais felicidade e plenitude interior que um propósito. Um esportista treina todos os dias, se abstém de muitos prazeres, acorda cedo, se alimenta com dietas especiais etc. Tudo para conquistar um prêmio humano, que servirá, pouco mais, para deixar em uma prateleira. Imagine a convicção e a alegria interior de quem tem um propósito eterno, planejado por Deus e que levará a um prêmio infinito. É isso que move a Paulo. É o que pode também mover as nossas vidas. 

Talvez você sinta que sua vida careça de sentido. Isso não é verdade! Deus não faz nada por casualidade. Deus criou você com um propósito, e o desafio da vida consiste precisamente em descobri-lo e realizá-lo. Você pode pensar que seus pais não planejaram você e sua vida foi um acidente. Não existem filhos não planejados, existem pais não planejados. Existem pais que não sabiam que seriam pais, mas os filhos foram sempre amados e planejados por Deus, com amor Eterno e um propósito transcendente. 

Paulo ainda entende que Deus está sempre conosco! Este é um motivo constante de alegria. A Bíblia é o livro das promessas de Deus. Lá estão contidas mais de três mil promessas de Deus para nós. Diria que é a maior apólice do mundo, e nenhuma dessas promessas deixará de ser cumprida. Ou Deus cumpre o que prometeu, ou deixa de ser Deus. 

No livro de Isaías Ele diz: “Quando passares pelos rios, e eles não te submergirão; quando passares pelo fogo não te queimarás, e nenhuma chama arderá em ti, porque eu sou o Senhor teu Deus” (Is 43, 2). Pode ser que semana que vem ou amanhã, você precise desse trecho da Bíblia. Lembre: você não está sozinho. Deus está com você! 

Cultivando a alegria na tribulação

Para cultivar essa alegria, há três atitudes que nos ajudam a ser mais alegres, mesmo nas dificuldades e desafios:

1º Seja agradecido. “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus!” (I Tes 5, 18) Nem todas as coisas que acontecem em nossas vidas são boas. Por isso, não por tudo temos que dar graças, mas em todas as circunstâncias devemos buscar motivos para louvar. Isso será para nós uma fonte inesgotável de alegria. 

2º Seja generoso e desprendido. As pessoas mais alegres são também as mais desprendidas e generosas. Isso não é uma casualidade. Quando compartilhamos e somos desprendidos, nos aproximamos um pouco mais de Deus. Se cuidarmos dos nossos irmãos, Deus cuida de nós. 

3º Esteja sempre disposto a servir. Não perca essa oportunidade. Pense mais nos outros que em você mesmo. Seja incansável. A alegria chega na mesma medida em que me preocupo mais pelos problemas do outro, do que com aos meus. Este é um caminho de quem decide-se aprender a amar.

Hoje a alegria é uma virtude escassa porque vivemos em um mundo que prega exatamente o caminho inverso a isso tudo. Mas quem ousa ir contra a corrente, e busca ao outro mais do que aos próprios interesses descobre em si mesmo uma alegria imensurável. Não perca tempo, busque agora mesmo seguir esse caminho, e encontre a alegria na tribulação.