A busca pela meditação cresce paralelamente ao número de pessoas com depressão. Isso porque é comprovado cientificamente que a meditação tem influências positivas e pode ajudar no tratamento desse mal.

A depressão é um transtorno mental caracterizado por uma tristeza profunda e persistente. Desse modo, a pessoa perde o interesse por atividades que anteriormente que lhe davam prazer e se sente incapaz de realizar qualquer tarefa diária.

Os principais sintomas, além da apatia, são mudanças no apetite, insônia ou aumento do sono, ansiedade, desatenção, indecisão, inquietude e desesperança. Então, em casos mais graves, a pessoa provoca ferimentos no seu próprio corpo e pode até ser acometido com pensamentos suicidas.

O último relatório global publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra um cenário preocupante. O documento aponta que entre 2005 e 2015 houve um aumentou de 18% nos casos de depressão.

São cerca de 322 milhões de pessoas em todo o mundo que convivem com essa doença. A maioria mulheres. A OMS ainda estima que futuramente uma a cada quatro pessoas deve padecer desse mal.

No Brasil, mais de 5 % da população, o que representa cerca de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a depressão.

Mas, como já dito, o número de pessoas que buscam ajuda para a depressão, na meditação, cresce exponencialmente.

Meditação e depressão: há solução!

Todo esse cenário parece assustador, mas para tudo na vida há solução! Existem tratamentos eficazes para a depressão com medicamentos e terapias, como a meditação.

Portanto, não importa a situação em que você se encontra, como você se sente. Logo, você pode sim fazer uso da meditação para tratar a depressão.

Certamente, você já deve ter ouvido esta frase: “Não diga a Deus o tamanho do seu problema. Mostre ao seu problema a força de Deus”.

Com a meditação você fará justamente isso. Portanto, você estará mostrando à essa doença que Deus pode te ajudar a superá-la, pois com Ele você pode tudo.  

Nos últimos 20 anos muitos estudos foram feitos para comprovar os efeitos positivos da meditação no tratamento da depressão. Entre eles, dois pesquisadores da Universidade de Bologna, Alessandro Serretti e Alberto Chiesa. euniram diversos trabalhos científicos sobre o tema que demonstram que o uso de antidepressivos aliados à prática da meditação além de melhorar o quadro depressivo previne recaídas.  

Outra pesquisa apontou que pacientes que tomavam apenas os remédios antidepressivos, 70 dias após alcançar uma melhora tiveram uma recaída no quadro depressivo. Já para aquelas que além da medicação praticaram a meditação, quando houve uma recaída esse período aconteceu bem depois, cerca de 200 dias. Além disso, pacientes que estavam com a doença estabilizada, e que, praticavam a meditação, puderam aos poucos diminuir a dose dos antidepressivos.  

Outro estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, declarou que a prática da meditação diária, por 30 minutos, ajuda a aliviar a depressão, dores crônicas e a ansiedade.

Meditar favorece a paz interior

Não importa o tempo que você dedica à meditação, o importante são os resultados que você alcançará com a sua prática diária.

A meditação favorece a paz interior porque te conecta com Aquele que cuida de tudo. Por isso, basta se entregar ao Senhor com confiança. Ele está – eternamente – à espera do momento em que você se abrirá para receber as Suas bênçãos!

Então, se você tem dificuldade de parar por 30 minutos para meditar, comece com 5 minutos e vá aumentando esse tempo gradualmente, de maneira natural, sem forçar.

Mas, lembre-se, para tratar a depressão invista em  meditar todos os dias. Você não irá se arrepender. 

Passo a passo para a meditação

  • Procure um local tranquilo onde você não possa ser interrompido. Tenha a Bíblia por perto, pois você vai utilizá-la. Se possível, crie um espaço na sua casa para a meditação com um crucifixo, um ícone da Virgem Maria e a imagem de algum santo da sua devoção. Se quiser, acenda uma vela abençoada.
  • Sente-se numa posição confortável, com a coluna ereta e mantenha seus olhos fechados. Se preferir, mantenha-se ajoelhado.
  • Respire fundo e sem pressa.
  • Trace o sinal da cruz e peça ao Espírito Santo que ilumine seus pensamentos.
  • Faça uma oração inicial para começar um diálogo com Deus (Pai-Nosso, Ave-Maria, etc.)
  • Continuando esse diálogo com o Senhor, entregue a Ele sua vida, seus problemas, o que te deixa triste e sem forças. Então, peça que Ele tome conta de tudo e que te dê o que é necessário para combater a depressão.
  • Pegue a Bíblia Sagrada para ler um versículo. Você pode fazer a leitura da liturgia diária, ou seja, do texto bíblico utilizado naquele dia na Santa Missa, ou escolha um texto aleatoriamente. Mas, antes da sua leitura, peça a Deus que fale diretamente ao seu coração por meio das Sagradas Escrituras.
  • Releia o texto quantas vezes achar necessário meditando e buscando compreendê-lo, até que consiga assimilar essas palavras em sua vida.
  • Agradeça ao Senhor por este momento, pela tua vida e por todas as graças que Ele já te concedeu. Peça perdão pelos seus pecados e a graça de manter-se fiel na sua caminhada cristã.

Procure manter-se fiel na prática da meditação. Assim como o combate à depressão é diário, a meditação também deve ser. É com a perseverança que você alcançará a graça que tanto necessita.