A meditação como instrumento de sabedoria para a gestão do tempo e produtividade.

“Porque o tempo passa depressa (..) Ensinai-nos, Senhor, a contar os nossos dias e o nosso coração alcançará sabedoria” (Sal 89, 10c.12).

Essas palavras retiradas do livro dos Salmos bem expressam a fugacidade do tempo, ele passa depressa e a nossa vida é breve. Ao falar do tempo é preciso antes entender o seu sentido mais profundo.

O tempo pode ser definido em duas realidades: a realidade Kairológica e a realidade Cronológica. Quando falamos em Kairós falamos do tempo como realidade onde Deus habita, é o agora permanente, sem ocaso, onde Deus habita e alí manifesta a sua Vontade e o seu Amor, ou seja, a Eternidade.

Já o tempo cronológico, este tempo em que estamos inseridos e que “voa e escorre pelas mãos”, como diz a canção, é também uma criatura. “No princípio, Deus criou o céu e a terra (…). Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. Sobreveio a tarde e depois a manhã” (Gen 1, 1.5). Desta forma, sendo o tempo cronológico uma criatura, nós temos a autoridade sobre ele, ou seja, somos nós que devemos dominá-lo, não o contrário!

Apesar de não termos o poder de adicionar um único instante à nossa existência, ainda assim, pela autoridade dada a nós por Deus sobre a Criação “submetei, dominai a terra” (Gen 1, 28), podemos dominar o tempo e fazê-lo nos servir. Como parte da Criação, o tempo nos foi dado para que, sendo seus “senhores”, realizemos a Vontade de Deus.

“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu” (Ecle, 3,1)

Para aqueles que se digladiam contra o tempo, o livro do Eclesiastes traz essa verdadeira lição sobre a administração do tempo. “Para tudo há um tempo”, não quer dizer que somos reféns do tempo, mas que, como tudo no Universo, o tempo obedece às leis predeterminadas por Deus. É impossível que uma manhã suceda uma noite, antes disso é preciso que haja o espaço temporal preestabelecido chamado tarde.

O que quero dizer com isso? Quero dizer que o tempo é a ferramenta que Deus nos deu para que a nossa vida seja plena e feliz. Para tal, precisamos nos relacionar de forma sadia e ordenada com o tempo, como diria o personagem Gandalf da obra prima de J.R.R. Tolkien O Senhor dos anéis, “Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.”

É preciso usar o tempo com inteligência, sabendo que para colher é antes preciso plantar. Para que o tempo haja em nosso favor é preciso planejar!

Gerir o tempo é dominá-lo

A regra de ouro para a gestão do tempo é o planejamento: estabelecer quais são as prioridades, saber definir aquilo que é Muito importante, Importante e Pouco importante deve ser o primeiro passo.

Crie um planejamento de todas as suas ações e metas de curto, médio e longo prazo. Saber onde se quer chegar e colocar-se à caminho, obedecendo a ordem natural de “um passo de cada vez”.

Não podemos ser escravos do tempo, na verdade só é escravo do tempo quem não planeja! A disciplina é o caminho para o sucesso em todas as  áreas da vida. Uma pessoa disciplinada consegue realizar tudo aquilo que deseja.

A gestão do tempo é a mola propulsora da produtividade. Todo processo produtivo requer um tempo dedicado a ele, e é esse tempo dedicado e disciplinado que trará os melhores resultados. Saber o tempo certo de plantar é a garantia de uma colheita farta.

Todo tempo investido na meditação é diálogo com Deus

Em meio às correrias desta vida (só corre quem tem pressa, geralmente pessoas apressadas estão atrasadas, atrasos são – em sua maioria – erros na gestão do tempo) muitas vezes não se desacelera para dedicar a Deus um instante de oração e meditação.

Não ter tempo para Deus é o maior erro de planejamento e gestão de tempo que você pode cometer.

Os grandes mestres espirituais sempre recomendaram que devemos dar a Deus as Primícias do nosso tempo, o melhor momento do nosso dia deve ser dedicado ao Senhor do Tempo e da Eternidade.

Meditar é essencial! Experimente iniciar o seu dia com uma meditação e a partir daí realizar todas as suas tarefas. Coloque a Meditação como o primeiro e principal momento do seu planejamento diário. Estabeleça esse momento com Deus como Muito importante  e perceba que todo o seu dia será muito mais produtivo. Não estou lhe aconselhando uma postura mercantilista com Deus de “eu te dou o melhor pra que você me dê o melhor”, não é isso!

O próprio Jesus nos diz em seu Evangelho: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt 22, 21). Dar a Deus aquilo que Lhe pertence, dar a Ele o louvor e a ação de Graças que Lhe são devidas.

Colocar a meditação como primícias da gestão do seu tempo é permitir que Deus aja em seu coração e ilumine as ações do seu dia. Quando o salmista pede a Deus que lhe ensine a contar os dias, pede a Deus a graça de saber gerenciar o seu tempo para que, alcançando a sabedoria saiba produzir frutos “cem por um” (Mt 13,8).