A insônia tem sido uma das queixas mais comuns entre os adultos. Uma pesquisa aponta que esse problema atinge pelo menos um terço da população mundial. No Brasil,  36% da população sofre com transtornos de sono, segundo a empresa Royal Philips. Muitos se deitam e ao invés de relaxar, acabam ficando ainda mais tensos, pois os pensamentos não desaceleram. Consequentemente viram-se de um lado para o outro sem conseguir dormir, causando ainda mais estresse. Geralmente, a ansiedade, ou seja, uma preocupação excessiva com o que ainda está por vir, é a grande vilã no processo do sono. Se você também tem dificuldades com o sono, precisa saber que a meditação para dormir bem pode ser a solução.

 “O descanso é também dom precioso”

Um dos hinos da Liturgia das Horas, da Igreja Católica – que é um conjunto de orações para santificar nosso dia – fala do descanso merecido após um dia fatigante.

 “Terminando tão grande trabalho,

decidistes entrar em repouso,

ensinando aos que cansam na luta,

que o descanso é também dom precioso”.

Uma noite de sono bem dormida é essencial para a qualidade de vida. Por outro lado, quando a insônia ataca, os prejuízos são muitos, tanto para a saúde física quanto mental. Entre eles estão a baixa produtividade no trabalho ou no estudo e a irritabilidade.  

Para resolver o problema da insônia muitos recorrem ao uso de medicamentos. Porém os próprios médicos alertam de que esta terapia envolve certo risco de dependência da medicação. Paralelo a isso, é crescente o número de pessoas ansiosas que recorrem à meditação para dormir bem.  

A meditação e o sono 

Diante de tantas respostas positivas alcançadas por aqueles que buscam praticar a meditação para dormir bem, a ciência buscou compreender como isso é possível. Estudos demonstram que durante uma noite de insônia, pensamentos negativos aumentam as ondas cerebrais betas. Tais ondas dominam nosso estado normal de consciência e estão presentes em estado de ansiedade. 

A prática da meditação para dormir, por sua vez, ajuda a reduzir as ondas cerebrais beta e aumenta a produção das ondas alfa, teta e delta – responsáveis pelo relaxamento profundo. Essas ondas cerebrais desencadeiam em nós aquela sensação de bem estar e disposição após uma noite bem dormida.

Um estudo da revista Sleep and Biological Rhythm demonstrou que a meditação ajuda a estabelecer uma estrutura adequada de sono entre os idosos. Já uma pesquisa do jornal JAMA Intern Med aponta que a meditação para dormir bem alcança resultados positivos à curto prazo entre adultos e idosos. 

Preparar-se com a meditação para dormir bem

Deitar-se e dormir é uma tarefa muito fácil, mas não para quem sofre de insônia ou tem noites mal dormidas. No entanto, há solução. Você já ouviu falar em rotina do sono? Trata-se de um passo a passo que você pode seguir todos os dias, de preferência sempre no mesmo horário, buscando desacelerar o corpo e a mente a fim de que, ao deitar-se, você esteja mais propenso a ter uma boa noite de sono.

1.    Banho relaxante: Esse é o primeiro passo! Faça isso minutos antes de ir para a cama. Aproveite o momento para esvaziar seus pensamentos e concentrar-se em si mesmo. Esqueça os problemas e os compromissos de amanhã, cante uma música que você gosta e permita que a água que cai sobre teu corpo lave também a tua alma. Aproveite também para agradecer a Deus pelo que viveu neste dia e entregue o dia seguinte nas mãos da Divina Providência.

2.    Diminua a intensidade da luz no quarto: A luz branca, chamada de luz fria, possui um efeito estimulante ao cérebro, por isso dê preferência à luz quente, as amarelas, para o seu quarto. Já para o momento de dormir, o ideal é que o quarto esteja totalmente escuro. Se necessário use cortinas do tipo blackout na janela.

3.    Distancie-se dos aparelhos eletrônicos: Deixar a TV ligada enquanto tenta dormir é um erro grave que afeta a qualidade do sono. Isso porque, além da luminosidade que não é recomendada, deixa nosso cérebro em alerta devido aos estímulos visuais e sonoros.

Nada de levar eletrônicos para cama

4.  Limite o uso de celular, computador e tablet: Atualmente desperdiçamos muito tempo com coisas triviais como as redes sociais. Além disso, uma sensação de que precisamos saber sobre tudo o que acontece no mundo e com as pessoas que conhecemos faz com que permaneçamos horas desnecessárias usando estes aparelhos. Muitos conversam, diariamente, com pessoas que estão a quilômetros de distância e mal dão bom dia a quem está ao seu lado. Procure utilizar esses aparelhos o mínimo possível. E se você precisa deles no seu trabalho, nas horas vagas afaste-se totalmente oferecendo descanso aos seus olhos e à sua mente. Não é novidade para ninguém que a luz emitida por esses aparelhos causam problemas na visão, a longo prazo, e prejudicam a postura. Sem contar que o uso desses aparelhos, minutos antes de ir para cama, deve ser descartado já que deixam nossa mente agitada.

5.    Medite: a meditação para dormir bem pode ser feita sentado, quando você estiver pronto para ir para a cama, ou já deitado. Respire lentamente para produzir um relaxamento no seu corpo e volte sua mente para Deus. Entre num diálogo silencioso com o teu Senhor entregando tudo a Ele: tua vida, necessidades, preocupações, sonhos e objetivos. Deixe que a tua mente se volte nessa conversa com Aquele que é teu melhor amigo. Aproveite para fazer um exame de consciência, permita-se enxergar seus erros e pecados e demonstre a Deus um sincero arrependimento. Quando buscamos o perdão de Deus, Ele nos olha com misericórdia e nos ajuda a sermos perseverantes. 

Dicas para usar a meditação para dormir bem

Além disso, manter uma rotina de hábitos saudáveis no dia-a-dia, com a prática de exercícios e uma alimentação adequada, tem sido recomendada por especialistas. Portanto, reavalie seu cotidiano, dê atenção às necessidades do seu corpo, inicie sua rotina do sono e comece a praticar a meditação para dormir bem. Não perca tempo, comece hoje mesmo e logo você se livrará da insônia e voltará a ter os benefícios de uma noite bem dormida.

O uso de aplicativos para meditação é um poderoso aliado na hora de relaxar para dormir. BAIXE O APP SEEDTIME e faça uma experiência que poderá mudar sua vida.