Pe. Rodrigo Hurtado, LC, em sua homilia desse 5º Domingo da Quaresma, ao refletir o trecho do Evangelho trazido pela liturgia, ensina as 6 leis do crescimento espiritual e a importância de sempre se plantar a boa semente.

No Evangelho desse domingo, Jesus, ao conversar com judeus de origem grega, contempla as grandes verdades da vida e nos recorda que «Se o grão de trigo não cai na terra e morre não pode dar fruto».

Essa mensagem não é só para os judeus, mas para todos, pois Jesus fala das leis profundas da vida humana, não importando se você é cristão, se acredita em Deus ou não.

Pe. Rodrigo recorda que «as verdades da vida, eu diria, as leis da vida humana são válidas para todos». Da mesma forma que existem leis da física, leis da natureza e as leis morais, «existem também as leis espirituais». 

Essas leis se cumprem sempre e «se você não as respeita, há consequências», reforça o Pe. Rodrigo. «Se você quer voar, por exemplo, será melhor levar muito a sério a lei da gravidade».

Na passagem lida esse domingo e em muitas outras, Jesus usa exemplos e imagens da atividade agrícola. Ele fala do senador, da terra, das pedras, dos rios, da chuva e do clima em geral. «Da alegria da colheita, do cansaço da semeadura», ensina Pe. Rodrigo que lembra que isto não é uma casualidade, porque as leis da natureza se parecem realmente com as leis espirituais. 

Padre Rodrigo, elenca algumas leis do crescimento espiritual para seguí-las em nossas vidas.

As 6 leis do crescimento espiritual

1. Tudo começa com uma semente

A primeira lei do crescimento espiritual é: «Tudo começa com uma semente». Tudo o que Deus faz começa sempre com uma semente. Não somente uma planta e uma árvore, mas uma floresta inteira e os animais de todas as espécies do mundo. «Você nasceu de uma semente!», reforça Pe. Rodrigo.

Em nossa vida não é diferente. Quer construir um negócio? Comece com uma semente. Deseja construir uma carreira? Comece com uma semente. Quer construir uma família? Comece com uma semente. Uma amizade? Uma semente.

O sacerdote lembra que a salvação da humanidade começou com uma semente: o encontro do enviado de Deus com a Virgem Maria. A própria Igreja começou com uma semente, com 12 apóstolos reunidos por Jesus.

Deus quer que essa semente dê muito fruto. Sempre uma semente dá muitos frutos. O que você colhe é sempre maior que o que você semeia. «Uma semente de maçãs pode me dar centenas de maçãs. Uma semente de milho pode dar centenas de grãos de milho. E, o mesmo acontece no nível espiritual».

É uma lei espiritual que as coisas comecem pequenas e precisamos resistir à tentação de querer começar «grande». Os inícios de Deus são sempre modestos e humildes. «Não despreze as coisas pequenas».

2. Se você não plantar, a semente não cresce

A segunda lei espiritual é que «se você não plantar, a semente não cresce». No próprio Evangelho desse domingo (Jo 12, 24) vemos que Jesus diz claramente que se o «grão de trigo não cair na terra e não morrer, permanecerá ele só; mas se morrer produzirá muito fruto».

O padre relembra que quando Jesus utiliza a expressão «Em verdade, em verdade vos digo» é porque deseja ressaltar algo muito importante. Nesse caso Ele deseja ressaltar que «a semente precisa ser plantada». Jesus também se referia a sua própria morte, mas esta também é uma lei espiritual e podemos aplicá-la a nossa vida.

Se você não planta, ou seja, se você não atua, não toma a iniciativa, não se arrisca, você nunca verá a semente crescer, esclarece Pe. Rodrigo. Se você deseja formar algum bom hábito ou mudar algo que está afetando seu relacionamento com Deus, tem que começar hoje.

Pode ser que, ao início, você não veja crescer a semente, mas ela cresce, devagar, «ao início, imperceptivelmente, mas se perseverar, verá chegar o fruto». «Muitas pessoas se queixam da vida, se sentem vítimas, culpam os outros de sua situação, mas não fazem nada para mudar a vida», Pe. Rodrigo explica. «Se eles não começarem a trabalhar, nada acontecerá». Deus quer ajudar você, Deus quer que sua vida seja fecunda, mas está esperando que você semeie.

Se você não plantar, a semente não cresce, mas essa frase também pode ser reescrita de forma positiva: «Quando tiver uma necessidade, plante uma semente».

3. O que você planta, isso colhe

A terceira lei da vida espiritual é que «o que você planta, isso colhe» e, nesse ponto, o padre recorda que cem por cento das vezes, colhemos o que semeamos. Isto é, se semeamos maçãs, colhemos maçãs. Se semeamos couve, não podemos colher melancias. Essa é uma lei natural e também na vida espiritual.

Esse princípio funciona para o bem e para o mal, por isso há que se ter cuidado. Se é semeada a amabilidade, o amor, a generosidade, recebe-se tudo isso de volta. Ao, contrário, se é semeada a crítica, a fofoca, a raiva, os preconceitos, julgamentos, desprezo. Isso é o que será recebido de volta. Assim como se pode colher virtudes, santidade e um destino glorioso, podemos semear pecados e colher vícios, semear vícios e colher a morte.

«Muitas vezes subestimamos o poder do pecado em nossa vida. Cuidado! O que nós semeamos, nós colhemos». Alerta o Pe. Rodrigo. «Pergunte-se: o que eu preciso plantar na minha vida para poder colher hoje?»

4. A boa semente cresce junto com a má semente

A quarta lei é que «a Boa Semente cresce junto com a má semente»

No Evangelho de Mateus (13, 24), Jesus diz que «o Reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo. Entretanto, quando todos dormiam, chegou o inimigo dele, lançou o joio no meio do trigo»

Nós podemos estar plantando coisas boas, mas «Você não é o único que semeia na sua vida», diz Pe. Rodrigo. Pais semeiam nos filhos. «Temos que saber cortar as sementes más e regar a semente boa. Também a televisão, a rádio, a Internet. Temos que estar atentos porque tudo que está ao nosso redor está semeando. Más amizades, más influências, a internet, os espetáculos». 

5. Nunca deixe de semear

A quinta lei do crescimento é espiritual pode ser descrita como «nunca deixe de semear».

«Às vezes, as pessoas dizem: ‘Quando me aposentar, dedicarei parte de minha riqueza para ajudar a outros. Quando me aposentar, dedicarei tempo, farei apostolado, visitarei mais meus pais, etc’. Não espere amanhã. Comece hoje».

Pe. Rodrigo recorda o trecho da carta de S. Paulo aos Coríntios (2 Cor 9, 6): aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará.

«O perfeccionismo paraliza o potencial», afirma Hurtado. «Eu quero fazer coisas, mas nunca chega o momento perfeito. Sua semente nunca foi plantanda e o momento perfeito nunca chegou».

6. Enquanto espera a colheita, seja paciente e não desista

Enquanto espera a colheita, seja paciente e não desista. Essa é a sexta lei do crescimento espiritual.

«Sabemos que a colheita não chega imediatamente. Mas, estamos acostumados com o mundo do imediatismo. Gostaríamos que fosse tudo instantâneo, mas as coisas de Deus não são».

O Evangelho de Marcos fala que «o Reino de Deus é semelhante a um homem que lançou a semente sobre a terra. Enquanto ele dorme e acorda, durante noites e dias, a semente germina e cresce, embora ele desconheça como isso acontece. A terra por si mesma produz o fruto: primeiro surge a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga». (Marcos 4, 26)

Continuando sua homilia, Pe. Rodrigo explica o significado dessas palavras. «Neste texto aprendemos três coisas. A primeira é que o crescimento é um trabalho a quatro mãos: as suas e as de Deus». Uma parte do trabalho, sem dúvida é feita por nós, mas a outra é feita por Deus. A segunda coisa é que devemos ser pacientes, confiar na sabedoria e no «timing» de Deus.

A terceira coisa que aprendemos nesse texto é que o crescimento se dá por etapas. Na vida acontece o mesmo. Se você semeia um ato, colhe um hábito; se semeia um hábito, colhe um caráter; se semeia um caráter, colhe um destino glorioso, nesta vida e na vida eterna.

Por fim, Pe. Rodrigo relembrou esse primeiro ano de pandemia e os sofrimentos e frustrações pelos quais todos estão passando, mas lembrou que o futuro depende do que nós plantemos hoje. «Comece a plantar hoje, não importe que vc esteja sofrendo». O Salmo 126 afirma que «Os que em lágrimas semeiam, em júbilo ceifarão! Aquele que parte chorando, enquanto lança a semente, retornará entoando cânticos de louvor, trazendo seus feixes». (Salmo 126, 5)

«Ainda estamos passando um momento difícil, mas nunca podemos deixar de plantar… para que esse 2021 seja um ano glorioso, um ano bom, cheio de frutos», reforça o Pe. Rodrigo ao término de sua homilia. «Talvez tenhamos que deixar algum hábito velho, algum pecado, deixar um modelo de empresa que já esteja ultrapassado, mas tente abrir o seu olhar e ver o Deus te propõe, quais são os caminhos que ele quer você trilhe e comece a caminhar, comece a trabalhar comece a plantar hoje, para que, ao final desse ano, possa também colher».

* Pe Rodrigo Hurtado, LC celebra a Missa todo domingo em seu canal de YouTube. Inscreva-se, ative as notificações, deixe seu like e compartilhe. 

Redação do Instituto Católico de Liderança