Hoje a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário, um dos títulos de Maria, mãe de Jesus, que está ligado a uma forma de oração muito antiga, mas poderosíssima, amada por muitos santos e de especial devoção de S. João Paulo II.

A oração do Rosário é muito antiga e remonta aos primeiros séculos da Igreja, quando os monges eremitas usavam pedrinhas para contar o número de suas orações vocais. Nos conventos durante a Idade Média, os irmãos leigos que eram dispensados de recitar os 150 salmos, completavam suas práticas de piedade com a recitação do Pai Nosso. E São Beda, conhecido como Venerável e que viveu entre os séculos VII e VIII, já havia sugerido o uso de vários grãos enfileirados em um barbante.

Foi em 1214 que a Igreja estabeleceu a forma como é usado hoje. E aí entra na história dessa oração, São Domingos de Gusmão, fundador dos Dominicanos.

Domingos estava em Toulouse (França) e enquanto orava e fazia penitência em reparação pelos pecados da humanidade, tendo passado três dias e três noites rezando, a Virgem Maria lhe apareceu.

A Mãe de Jesus, na aparição, pergunta ao frade:

«–Sabes tu, meu querido Domingos, de que arma se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo?»

«–Ó, Senhora! – respondeu ele – Vós o sabeis melhor do que eu, porque depois de vosso Filho, Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa salvação.»

Então, Maria respondeu-lhe:

«–Sabei que a peça principal da bateria foi a saudação angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; e, portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza meu saltério».

Após aquela aparição, Domingos entrou na Catedral de Toulouse para reunir e falar aos fiéis, enquanto os sinos começaram a tocar sem nenhuma intervenção humana. Tão logo o santo começou a pregar, uma tempestade terrível se iniciou, houve um tremor, o sol foi coberto e vieram os relâmpagos e trovões. Naquele momento, uma imagem de Nossa Senhora que havia ali, milagrosamente levantou três vezes os braços, como que para pedir a Deus justiça para quem não se arrependesse. São Domingos, então, começou a rezar o Santo Rosário e a tormenta cessou.

Domingos, por sua vez, se tornou o maior propagador da oração do Santo Rosário, ou como foi dito na aparição, «Saltério Angélico». A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora, como se cada Ave Maria rezada fosse uma rosa que entregamos a Maria.

Num momento seguinte, em nova aparição, dessa vez ao Beato Alano, Nossa Senhora pediu que se reavivasse a prática dessa oração. O Beato Alano foi quem formou o agrupamento de 50 Ave Marias e seus mistérios, conhecidos como Gozosos, Dolorosos e Gloriosos, com a promessa de Maria que muitas graças seriam alcançadas com essa oração.

Origem da Festa

Depois, em 1517, deu-se a famosa Batalha de Lepanto, comandada por João da Áustria. O Papa Pio V tentava conter os avanços dos turcos na Europa e convocou os cristãos para rezarem o Santo Rosário nessa intenção. Não era uma guerra qualquer, mas da vitória dependia a preservação da fé cristã e da cultura ocidental. Com a milagrosa vitória do exército cristão, O Papa instituiu a Festa de Nossa Senhora do Rosário no mesmo dia da batalha.

A Festa, incialmente chamada de Nossa Senhora da Vitória, recebeu o título de Festa do Santíssimo Rosário da Bem Aventurada Virgem Maria em 1573, quando o Papa Gregório XIII a tornou obrigatória para a diocese de Roma. Em 1716, o Papa Clemente XI a estendeu para toda a Igreja e o Papa Leão XIII colocou a invocação «Rainha do Sacratíssimo Rosário» na Ladainha Lauretana em 10 de dezembro de 1883. Em 1913, Pio X fixou a data da celebração da festa em 7 de outubro.

Após anos de estímulo e devoção por parte dos papas e dos santos, São João Paulo II, em sua carta «Rosarium Virginis Mariae» (2002), institui o quarto conjunto de Mistérios, conhecidos como “Luminosos”. Formando, então, o Rosário com quatro conjunto de 50 Ave Marias, meditando os mistérios de Cristo. 

Portanto, o Santo Rosário, hoje, é comporto por 200 orações da Ave Maria, intercaladas pela oração do Pai Nosso, a cada grupo de 10 Ave Marias, e pela contemplação dos mistérios da vida de Cristo e Nossa Senhora. Também é comum, no Brasil, chamarmos o Rosário de Terço, justamente por causa da divisão anterior, em que o Rosário consistia em 150 Ave Marias, divididas em três terços. Hoje, ainda que o costume de se nomear a oração do Rosário como Terço, ou mesmo o próprio objeto de devoção, a oração completa é divida em quatro partes de 50 orações da Ave Maria.

Diante de uma arma tão poderosa e de tantas promessas de Maria e testemunhos dos santos ao longo dos anos, para qual intenção rezaremos nosso Rosário hoje?