Antes de mais nada, podemos buscar uma definição nos dicionários que existem por aí e veremos que um benfeitor, em resumo, é quem faz o bem a outra pessoa. Isso já nos diz muito, como católicos, pois fazer o bem é uma das características que marcam os cristãos através dos séculos.

Mas, ser benfeitor, partindo do ponto de vista que realmente nos importa é algo muito mais profundo. Ajudar uma obra de evangelização, seja com seu tempo, com suas energias ou mesmo através de uma ajuda financeira é ser protagonista na evangelização. É dar dos dons que Deus mesmo lhe deu para fazer com que sua mensagem chegue «ao mundo inteiro» (Mc 16, 15)

O benfeitor é um verdadeiro missionário a partir de sua casa, que realiza o milagre de permitir que a mensagem de Nosso Senhor chegue às pessoas que mais precisam. É aquele que investe nas coisas do alto (Mt 6, 19-21), mesmo quando, por razão de seus deveres de estado, não pode dedicar-se a trabalhar diretamente em alguma obra de evangelização.

Quando Jesus estava caminhando conosco, capacitando seus discípulos para a fundação da Igreja que se daria a seguir, Ele já contava com benfeitores, especialmente mulheres, inclusive esposas de agentes do governo, que contribuíam para a sobrevivência daquela primeira comunidade.

Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Suzana, e muitas outras mulheres, que os ajudavam com seus bens.

Lucas 8, 1-3

Deus quer salvar a todos, mas Ele não faz isso sozinho. Ele prefere fazer com a nossa colaboração. Como nos ensina S. Paulo em sua Carta aos Coríntios (12, 12-31), a Igreja é como um corpo que é composto por seus membros, cada um com sua função. A algumas pessoas, Deus Nosso Senhor chama para estarem diretamente, a tempo completo, evangelizando. A outras pessoas, Deus chama a prestarem um importante auxílio na doação de um tempo para ajudar a Igreja em sua missão e, a outros, Ele convoca a prestarem uma ajuda fundamental no sustento de cada obra e no apoio àqueles primeiros. É como num exército em guerra. Alguns estão no front, outros estão logo atrás, com hospitais de campanha, fornecimento de munição, entre outras tarefas. E outros estão defendendo a liberdade de sua nação a partir de suas casas, contribuindo com seu trabalho, financiando, mandando alimentos, etc.

Dar do seu melhor para o Reino dos Céus

E, olhando para nossa humanidade nesses tempos, com muita sinceridade podemos constatar que aquela missão dada por Cristo de levar o Evangelho ao mundo inteiro ainda não foi cumprida. Os inúmeros conflitos e situações de sofrimento só existem porque muitos ainda não ouviram a mensagem de amor de Nosso Senhor e não creram Nele. Portanto, é hora de investir pesado no Reino de Deus. É hora de investir nossa inteligência, nossos estudos, aquela aptidão que me faz destacar, é hora de investir na própria existência das obras de evangelização da Igreja. É hora de darmos o nosso melhor para Deus. Fazer como aquele funcionário fiel, que recebeu os cinco talentos e os fez duplicar (Mt 25, 14-30).

O mais belo de tudo isso é que, quando entregamos aquilo que temos para Deus, Ele faz multiplicar. Imagine a surpresa daquele pequeno benfeitor citado no Evangelho de João (cap. 6) que deu os cinco pães de cevada e os dois peixes para Nosso Senhor e os viu sendo multiplicados até saciar cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças e ainda dar um lucro de doze cestos cheios. É assim que Deus faz com aquilo que damos de coração para suas obras. Ele multiplica e ainda utiliza exatamente isso para transmitir sua mensagem de amor. Cristo não multiplicou os pães somente para saciar a fome daqueles israelitas, mas é justamente a partir desse milagre que Ele nos revela o mistério da Eucaristia.

Nós, católicos, já demos muito do nosso melhor para as coisas materiais, que podem ser boas, mas são passageiras. Ser um benfeitor é dar do seu melhor para o Reino dos Céus.

”De graça recebestes, de graça dai.” (Mt 10, 8b)

  • Faça o download do aplicativo de meditações Seedtime, nele você encontra meditações para quem deseja crescer espiritualmente e desenvolver sua vida de oração.