Muito estimado em Cristo, nunca poderíamos imaginar que estaríamos vivendo uma situação como essa. A quarentena a nível mundial, o confinamento, o fechamento das igrejas e agora a restrição aos sacramentos, etc. Claro que existe um motivo real, preservar a sua saúde. Somos convidados a enfrentar estas realidades com paciência.

A igreja entende que o bem-estar de todos é mais importante que recomeçar nossas reuniões nas igrejas, encontros de oração e formação, pastorais, etc. Claro que isto também tem como consequência a falta de acesso aos sacramentos, mas precisamos ter paciência. Dentro de pouco tudo irá voltar ao normal. 

Entretanto essa paciência não é necessária apenas para a normalização da vida sacramental. Há também muitas pessoas sofrendo uma enorme pressão psicológica, em função do confinamento já tão prolongado.

Enorme pressão pela convivência, às vezes constante, com pessoas difíceis. Enorme pressão pela preocupação com as perspectivas econômicas, pelos riscos à saúde, pelo futuro incerto, etc.

A palavra que quero passar e analisar com  você hoje é a “paciência”.  Às vezes o maior passo de fé que podemos dar é precisamente não fazer nada… mas simplesmente esperar com confiança em Deus. Ter paciência e esperar, quando gostaríamos de fazer muitas coisas, requer uma fé maior que muita atividade quando precisamos de um milagre. 

Esperar é sinal de maturidade. As crianças não sabem esperar, querem tudo para já. Olha o que diz Tiago no Capítulo 5 de sua carta. 

“Irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima.” (Tiago 5, 7)

Tiago nos revela quando, porque e como devemos desenvolver a paciência e nos dá  ótimos conselhos para praticar e crescer nessa virtude. 

Nós passamos uma parte importante de nossa vida esperando: no trânsito da cidade, na fila do supermercado, na consulta do médico, na espera pelo resultado do teste do COVID-19… todas essas coisas requerem paciência.  A verdade é que nós odiamos esperar. 

Neste capítulo 5 da carta de Tiago, ele repete 5 vezes a palavra “paciência” ou “paciente” e nos dá três exemplos de paciência: o agricultor que espera a colheita, os profetas que foram perseguidos por anunciar a palavra de Deus e finalmente, um personagem do antigo testamento chamado Jó. Desses exemplos Tiago tira  extraordinárias lições de paciência para nossa vida. 

Quando devemos ter paciência? Quando as circunstâncias estão fora de nosso controle. Pense no exemplo do agricultor. Muitas coisas não dependem dele: a terra, o clima, o preço do produto, as chuvas, as pragas, etc. Se faz tudo o que se pode fazer corretamente, mas ainda tem que esperar e rezar para se ter uma boa colheita… 

Essa também é a circunstância atual do COVID-19. Temos que ter paciência. O desenvolvimento da vacina leva tempo, o desenvolvimento natural de anticorpos também, a volta à normalidade precisará de muita paciência e precaução… gostaríamos que fosse de um outro jeito, mas na maioria das circunstâncias nós não temos o controle. 

Na nossa vida muitas coisas importantes estão fora de nosso controle. Às vezes temos a ilusão de controlar nossa vida, mas o sucesso depende de uma infinidade de circunstâncias que podem dar erradas. Precisamos ter paciência e precisamos ter confiança em Deus.

Quando Tiago, coloca o exemplo do santo Jó (Tiago 5, 11) nos sugere que essa paciência, às vezes, tem que ser vivida em circunstâncias nas quais tudo parece injusto e inexplicável. Não é isso o que estamos sentindo agora? Essa é a paciência mais difícil!  Nisso, o santo Jó foi o campeão da paciência e da confiança em Deus e nos dá uma grande lição de fé.

Agora, em meio desta pandemia, não apenas devemos ter paciência, temos também que lembrar os conselhos que Tiago nos dá na sua carta. Em concreto Tiago nos dá três conselhos: 

  1. Lembre que Deus está sempre no controle. 

Este é o ponto de partida de qualquer um que tenha uma fé verdadeira. Nos versículo 7, 8 e 9, Tiago menciona três vezes que “o Senhor voltará”. Por que ele insiste nisso? Porque é a prova suprema de que ao final, Deus está no controle. A história é a história de Deus. Na providência divina ela tem um propósito e ao final, a vontade de Deus se cumprirá. O tempo de Deus é perfeito. Deus nunca chega tarde. Ele está sempre no controle. 

  1. Lembre que Deus recompensa a paciência.

No versículo 11 Tiago diz: “nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança.” (Tiago 5, 11) ou seja, é feliz quem teve paciência, porque será abençoado por Deus. Deus recompensa a paciência. 

Que tipo de recompensas alcançam os pacientes? Todo tipo de recompensas: os pacientes amadurecem seu caráter, evitam muitos erros, alcançam seus objetivos, ganham a admiração dos outros, têm melhores relacionamentos, etc. 

Os pacientes ganham muitas recompensas, mas sobretudo, alcançam o prêmio da vida eterna. Jesus diz no evangelho de Mateus: “Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus.” (Mateus 5, 12) A paciência vale a pena!

São Paulo diz aos gálatas “Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gálatas 6, 9) Deus sempre premia os pacientes. Nesta pandemia, não canse, não desanime, como diz São Paulo, tenha paciência,… no tempo certo colherá no seu caráter, na sua família, na sua fé, nos seus méritos diante de Deus.

  1. Lembre que ainda não chegou o final da história.

Tiago diz na sua carta: “Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.” (Tiago 5, 11)

Ainda não vimos o final da história. Ainda não lemos o capítulo final do livro da vida. Deus é misericordioso e atuará em nosso favor. Por isso precisamos ter paciência. Que as coisas não aconteçam ao nosso jeito, não significa que Deus se esqueceu de suas promessas. Que Deus atrase sua recompensa não significa que ele a tenha negado. 

O que acontece é que muitas vezes nós temos pressa e Deus não. A sala mais difícil de toda a vida, é a sala de espera, especialmente a sala de espera de Deus. 

Tenha paciência e verá a recompensa de Deus. Esse é meu desejo neste momento de cansaço e provação. Deus não esqueceu de você e nós estamos rezando e acompanhando suas lutas com nossa oração constante. 

Para terminar esta carta, quero agradecer, mais uma vez, sua contribuição de todo mês. Que Deus lhe abençoe e acompanhe. Conte com minhas orações por você e toda sua família. Não deixe de colaborar clicando aqui, mesmo que seja com um valor pequeno. Jesus vê a generosidade do coração e não a quantidade material. De antemão, eu também agradeço de coração sua generosidade e apoio pessoal. 

Deus o abençoe sempre.