Um dos frutos que a ação do Espírito Santo produz em nossa alma é a paz interior. Todos queremos ter paz em meio às tensões: o empresário que precisa tomar decisões importantes, a dona de casa que tem mil tarefas e não consegue controlar as crianças, o estudante antes do vestibular. Hoje, no Brasil, se consome mais de 10 toneladas de aspirina diariamente, e de acordo com o Guinness Book é a medicina mais vivida em todo mundo. 

Salomão, há 3 mil anos, dizia: “O coração em paz é vida para o corpo, enquanto a inveja é podridão  para os ossos” (Prov 14,30). Definitivamente, precisamos de paz! Saiba como alcançá-la com alguns passos. 

Afinal, o que é ter paz?

A paz interior é a convergência de três realidades:  

  • Paz com Deus: Este é o fundamento de toda paz. Estar em paz com Deus é cumprir seus mandamentos. Se não vivemos essa graça, nossa consciência nos perturba. 
  • Paz emocional: Quando estamos em paz COM Deus, ganhamos a paz DE Deus. Esta é a tranquilidade interior, a serenidade. A paz emocional é o que a maioria das pessoas entendem por paz. Quem não a tem vive com estresse e ansiedade.
  • Paz relacional: Paz com as pessoas, amar. As relações podem ser fonte de conflitos. Por isso, Paulo dizia aos Romanos: “Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12,18).  Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Mas não a dou como o mundo dá” (Jo 14,27). São Paulo animava seus discípulos dizendo: “A Paz de Cristo governe vossos corações” (Col 3, 15).

Passos para conservar a paz em meio às tensões 

Para conservar essa paz precisamos fazer 3 coisas:

1. Seguir os mandamentos de Deus

Sem esse ponto de partida não existe paz verdadeira. O salmista diz: “Muita paz têm os que amam a tua Lei” (Sl 119,165). Não podemos ir contra nossa consciência sem pagar um preço alto. É o manual de instruções da vida. 

2. Aceite o perdão de Deus

A segunda fonte de paz vem do perdão que recebemos de Deus. Sempre cometemos erros, pecamos, mas sempre temos  um Deus disposto a nos perdoar. Esse perdão nos liberta e devolve-nos a paz do coração. São João diz: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (I Jo 1,9). 

3. Concentre-se no amor de Deus

Nos momentos de provação, estresse e dificuldades, o que temos que fazer é concentrar-nos em Deus, no seu Poder e  Amor. Na Bíblia lemos: “Deus é nosso refúgio e fortaleza. Socorro bem presente na angústia. Portanto, não temeremos ainda que a terra se mude, e os montes se transportem para o mar, aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!” (Sl 46, 1-2.10) Gostaria de sublinhar a última frase: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!” (v. 10). No meio dos problemas precisamos buscar a Paz em Deus, confiar no Seu poder. “Confia teu caminho ao Senhor, e Ele tudo fará!” (Sl 37,5).

O lugar mais tranquilo do mundo é o coração de Deus. viva em paz com Deus e com todas as pessoas que estão perto de você. 

Decálogo da serenidade de São João XXIII

Não posso terminar sem deixar um texto que sempre foi uma inspiração para mim. O decálogo da serenidade do Papa João XXIII. Se aprendêssemos a viver assim teríamos muita paz em nossa vida.

1- Só por hoje tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema da minha vida, todo de uma vez.

2- Só por hoje terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticar ninguém, não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim.

3- Só por hoje me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste.

4- Só por hoje me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.

5- Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida da minha alma.

6- Só por hoje praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.

7- Só por hoje farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.

8- Só por hoje me farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades: a pressa e a indecisão.

9- Só por hoje ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.

10- Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.

Durante doze horas de um dia posso fazer bem o que me desanimaria se pensasse que teria que fazê-lo durante toda a minha vida.”