Existe uma maneira para, neste Natal, encontrar a paz que só Jesus é capaz de nos dar. Isso é o que nos ensina o Pe. Rodrigo Hurtado LC em sua recente homilia, transmitida na Missa do dia 19 de dezembro, quarto Domingo do Advento.

O Padre revela que encontra muitas pessoas durante o ano que estão angustiadas, ou estão tristes, inseguras, mas também há pessoas que estão animadas, empolgadas, mas é muito raro encontrar pessoas que estão em paz. A paz é uma qualidade rara.

O profeta Isaías, 700 anos antes do nascimento de Jesus, já profetizava que o Messias seria o Príncipe da Paz (Isaías 9, 6). Os anjos, no momento do nascimento de Jesus também cantavam: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade» (Lucas 2, 14).

Jesus também se volta aos apóstolos e diz: «Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.» (João 14, 27)

A Paz de Cristo

Portanto, em que consiste a paz de Cristo e no que se diferencia da paz do mundo? A paz do mundo todos nós conhecemos. É, por exemplo, o Happy Hour que se faz após uma semana intensa de trabalho. A paz do mundo é a festa, é uma conta no banco, ou uma garrafa, um remédio, uma terapia, a droga. Hoje o mundo busca a paz em tantos lugares.

A paz de Cristo, por outro lado, tem 3 níveis. Primeiro, para cima. É uma paz com Deus. Em segundo lugar, é uma paz conosco mesmos. E, em terceiro lugar, é uma paz com as outras pessoas. E uma é consequência da outra. É uma paz espiritual, uma paz emocional e uma paz relacional.

Como alcançar essa Paz?

E, como alcançar essa paz? São três coisas bem importantes. A primeira é: se queremos receber essa graça de Deus, temos que pedir a Deus uma luz, um momento de iluminação. Isso precisamos pedir a Deus no Natal, essa luz que, por um instante, eu compreenda todo o plano de Deus para minha vida. 

Muitos no Natal tiveram essa graça. José, ao saber que Maria estava grávida, recebeu do Anjo a graça de compreender o projeto de sua vida, ser o pai adotivo de Jesus. Os pastores e os Reis Magos também receberam a iluminação de Deus. Se nós queremos ter essa paz de Deus, precisamos pedir também essa graça de compreender Seu projeto para nossa vida. 

O segundo passo para receber a Paz de Deus neste Natal é nos aproximarmos do Presépio com muita humildade, pois o Natal é a festa da humildade. Deus todo poderoso se faz uma simples criança. E Deus, aí, nos ensina o que é a humildade. A humildade não significa valer pouca coisa, porque Ele nos criou como suas obras primas, ou pior, fingir ser pequeno, porque isso é mentira. Quando Deus nos dá talentos ou dons, é para colocar a serviço de outras pessoas. A humildade, por outro lado, é gostar das coisas pequenas e colocar-se ao serviço, sem precisar ser aplaudido.

O terceiro passo, portanto, para receber a Paz de Deus no Natal é contar com o poder de Deus. Devemos confiar em Deus e não viver apenas com nossas forças e com nossos recursos. O sinal de que não estamos contando com Ele é a preocupação. Se tento fazer tudo sozinho, sem a ajuda de Deus, obviamente ficaremos preocupados.

«Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas».

Mt 11, 28

Nesse trecho do Evangelho, Jesus fala três coisas importantes para alcançarmos a paz. Primeiro, «vinde a mim». A paz não está nas coisas que o mundo nos vende com paz. A paz é uma pessoa, Jesus. 

Depois, Jesus fala sobre tomar sobre nós Seu jugo. Jugo é aquele instrumento que se coloca sobre os bois, na fazenda, para mantê-los juntos. Quando Jesus fala sobre tomar Seu jugo, ele fala sobre algo que pesa sobre os ombros, que são os mandamentos, que são leves, mas quando colocamos essa carga sobre nossos ombros, ficamos unidos a Jesus.

A segunda função do jugo é distribuir o peso da carga. Portanto, quando aceitamos o jugo de Jesus, todas as cargas e desafios de nossa vida também são partilhados com Jesus. 

Por fim, esse versículo marca a única vez em que o próprio Jesus se coloca como exemplo. Ele diz isso porque a mansidão e a humildade são os antídotos contra as duas coisas que mais nos tiram a paz em nossa vida: a agressividade e a soberba.

Então, que nesse natal possamos receber a paz de Jesus em nossas almas, pedindo a Deus luz sobre nosso projeto de vida, adotando uma atitude humilde e aprendendo a descarregar todos os nossos problemas e desafios em Suas mãos.