Hoje a Igreja comemora São Lucas, médico de profissão, um dos quatro evangelistas, que foi discípulo fiel e inseparável amigo de missão de São Paulo.

Lucas foi um médico grego que teria vivido em Antioquia, na Síria. A primeira referência a ele se encontra na epístola de Paulo a Filemon, mas também é mencionado na carta aos Colossenses e na segunda carta que Paulo envia a Timóteo. Paulo o chama de «médico amado» e confirma que Lucas foi seu único companheiro enquanto esteve preso em Roma. 

Lucas não só foi autor de um dos Evangelhos, como também escreveu os Atos dos Apóstolos, e a tradição também conta que ele teria sido o primeiro iconógrafo, isto é, teria feito pinturas sacras da Virgem Maria, de Pedro e de Paulo, fato que fez com que fosse considerado patrono não só dos médicos, como também dos pintores e artistas.

Ele não foi testemunha ocular dos acontecimentos narrados em seu Evangelho, mas esteve com os outros apóstolos e, certamente, com a Virgem Maria, pois o seu texto é o que traz mais detalhes sobre o anúncio, o nascimento e infância de Jesus. Portanto, ainda que não se tenha certeza de que Lucas tenha feito um ícone de Nossa Senhora, é justo dizer que ele foi aquele que realmente retratou Maria em seu Evangelho. 

O incansável missionário empreendeu muitas viagens com Paulo e esteve junto dele em Roma, quando esteve preso, por duas vezes, consolando-o e também cuidando de sua saúde. Segundo São Jerônimo, Lucas viveu em missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio em Tebas.