Nesta semana no podcast Café com Fé, Adriano Dutra recebe o fundador do Instituto Católico de Liderança, Pe. Rodrigo Hurtado LC, que além de falar das novidades da nova versão do aplicativo de meditações católicas Seedtime, refletiu também sobre as mudanças que a pandemia trouxe para o mundo e para a vida das pessoas, o que deu origem a sua mais nova série de meditações, Um Novo Normal com Deus.

O aplicativo Seedtime chega a sua nova versão, trazendo melhorias em seu layout, na navegabilidade e a possibilidade de se deixar comentários nas meditações e compartilhá-las com outras pessoas que não conhecem o aplicativo. Mas sua grande novidade é que agora, aquela pessoa que usa o Seedtime para fazer suas meditações e criar o hábito da oração diária, pode também ser um sócio dessa obra, assinando sua versão Premium.

Pe. Rodrigo Hurtado LC revela que era seu desejo desde sempre criar essa modalidade Premium, que não se trata de simplesmente assinar um produto e ganhar um benefício em troca, mas acentua que o assinante, por um valor muito pequeno, torna-se um apoiador dessa obra de evangelização que é o aplicativo. Obviamente, o assinante Premium, por ser um apoiador, tem vantagens, como séries exclusivas, conteúdo específico, e também podem fazer o download das meditações para poder ouvir naqueles momentos em que se perde o sinal da Internet.

Um dos conteúdos Premium do Seedtime é justamente a série de meditações Um Novo Normal com Deus, que estará disponível no aplicativo já na próxima terça-feira. Pe. Rodrigo conta que a inspiração veio justamente de ter sido acometido pela Covid e, ao ser obrigado a ficar de quarentena em seu quarto, teve a ideia de fazer isso. Todo mundo está voltando ao normal e «a grande tentação agora seria voltar ao normal em piloto automático», como se tudo começasse como era antes da pandemia.

Antes de mais nada, o Pe. Rodrigo ensina que essa pandemia não é um castigo de Deus, ele não mandou uma pandemia para castigar o homem, mas isso é consequência do pecado original como todo o sofrimento que existe no mundo, mas Deus, certamente aproveitou essa oportunidade muito intensamente. «Eu acredito que Deus tocou muitas almas», afirma o padre.

Todas as dificuldades que aconteceram durante a pandemia nos fizeram refletir sobre as prioridades. Para muitas pessoas, esse período foi um toque de Deus em sua vida e muitos se voltaram para Deus e «nosso maior erro agora seria voltar ao normal como se nada tivesse acontecido».

Realmente há um novo normal

«Realmente há um novo normal, não vai ser o normal de antes, isso é um fato», constata o padre. «Mas, também é verdade que esse novo normal, o jeito que ele vai ser depende de nós, nós podemos construir algo novo», é disso que se trata essa nova série de meditações.

Pe. Rodrigo recorda que em sua infância, quando brigava com seus irmãos, seus pais o colocavam de castigo no quarto para refletir, e ele só podia sair se tivesse uma nova atitude. O vírus colocou a todos nós de castigo, no quarto e, agora, com que atitude vamos voltar?

Recordando o que S. Paulo fala no capítulo 6 de sua Carta aos Efésio, em que ele diz para revestirmo-nos de bondade e outras virtudes, Pe. Rodrigo explica que, da mesma maneira que abrimos nosso guarda-roupa pela manhã e escolhemos uma roupa para vestir, também temos que nos revestir de uma nova atitude. Isso depende de nós.

Ao voltar para a vida normal, temos que «voltar com consciência, com foco, com discernimento. Que tipo de pessoa eu quero ser agora? E isso depende das luzes e reflexões que Deus nos inspirou durante a pandemia. Existe uma grande lição dessa pandemia, mas também existem lições muito pessoais.

Não volte no piloto automático

«Neste novo normal, não volte no piloto automático, não volte simplesmente à toda velocidade, não volte outra vez a preencher sua vida das mesmas coisas ou, pior ainda, do que outros querem preencher a sua vida», reforça o Pe. Rodrigo.

«Esse é um insight muito simples, mas muito poderoso», considera o padre. «Estávamos parados e agora é o momento de preencher nossa vida com coisas coisas, com aquelas coisas que farão nossa vida ter mais sentido».

Na história do povo de Israel também aconteceu uma espécie de pandemia. Não uma pandemia em si, mas um cativeiro. O cativeiro foi uma experiência muita traumática e muito difícil para Israel. O povo de Deus foi tirado de sua casa e foi proibido de voltar, de reunir-se em seu templo, o que nos mostra um paralelo com os dias de hoje. Quando os israelitas voltaram de seu exílio, de seu cativeiro, Deus mandou alguns profetas que fizeram dois chamados ao povo: num primeiro momento, refletir sobre seu passado e, depois, voltar-se a Deus, isto é, converter-se.

Esse é o mesmo convite que Deus nos faz hoje, depois da pandemia. Em primeiro lugar, refletir sobre o que é importante em nossa vida e depois, voltar-se para Deus, converter-se, para começar esse novo normal ao jeito de Deus.

Eucaristia

Durante essa pandemia, efetivamente nós ficamos afastados da Comunhão, e isso nos fez, de algum jeito, redescobrir o valor da Eucaristia. Antes nós nos alimentávamos do Corpo e do Sangue de Cristo e, de pronto, ficamos privados disso. Era algo tão normal que, talvez, não valorizássemos como devíamos. Por outro lado, pode acontecer o contrário. Agora que as Igrejas reabriram, nem todos voltaram, esfriaram. Isso é um termômetro que mede também nosso amor a Deus, o quanto valorizamos a Eucaristia. «É tão importante a Eucaristia que, sem ela, não posso me salvar. Dentro da tradição católica, há duas condições para se entrar no Reino dos Céus, o Batismo e a Eucaristia», reforça o Pe. Rodrigo.

«Temos que receber a Eucaristia. Não basta a Missa Online. Não basta estar aí sentado no sofá ou até com pijamas, na cama, assistindo a Missa. Precisamos voltar à Igreja, a adorar a Deus e, sobretudo, receber o Corpo e o Sangue de Cristo».

Conselhos para o Novo Normal

Na série de meditações, Pe. Rodrigo deixa conselhos para viver esse Novo Normal com Deus. O primeiro é eliminar o não essencial, exclusivamente o pecado. Não voltar a certas fraquezas ou pecados que estavam presentes na vida antes da pandemia.

A segunda coisa que temos que eliminar são as coisas inúteis. Há coisas que não são pecados, mas são inúteis. São coisas que não nos ajudam a crescer. Deveríamos fazer um exame e eliminar aquilo que nos faz perder tempo.

Em terceiro lugar, o nosso jeito de pensar. Ser cristão é ter o jeito de pensar de Cristo. Temos que eliminar nossa velha forma de pensar.

E essas coisas são eliminadas justamente para que possamos focar naquilo que é importante. Gerir bem nosso tempo, porque uma vida bem sucedida, em todos os sentidos, está baseada justamente no gerenciamento do tempo. Nossa vida tem diversas necessidades e temos que saber escolher as prioridades. 

Por fim, Pe. Rodrigo deixa um conselho que ele considera importante, que é saber abraçar as coisas novas que Deus está criando. O novo normal não será do gosto de todos. Pode ser cansativo e muitas coisas não serão do mesmo jeito que antes, mas é o que temos. «Deus permitiu isso e Ele trabalhou intensamente durante a pandemia», comenta o padre.

«Deus continua trabalhando e o que se trata aqui é abraçar as coisas novas que Deus está fazendo e não simplesmente aceitar com resignação». «Deus certamente tem um plano e eu preciso estar com os olhos muito abertos… Deus é o dono da história. Não se preocupe, Deus está no controle e Ele vai fazer dar certo. Só precisamos estar ao lado de Deus», encerra o Padre Rodrigo.

  • O Podcast Café com Fé é transmitido toda quinta-feira, às 20h, pelo Canal do Youtube do Instituto Católico de Liderança e também pode ser escutado nas melhores plataformas de podcast e também no aplicativo Seedtime.
  • A nova série de meditações exclusivas para assinantes Premium do Seedtime estará disponível já a partir da próxima terça-feira.