O mundo moderno é obcecado pela produtividade. A cada curto período de tempo, somos informados sobre os índices econômicos do governo, os gastos públicos, o balanço comercial, etc. Agora, imagine se Deus também publicasse um relatório sobre a nossa vida produtiva diante do Evangelho. Como seria o teu relatório? Positivo ou negativo?

Nos Evangelhos, Jesus não fala sobre sucesso ou riqueza. Ele utiliza outra palavra: fruto. Portanto, quando falamos em vida produtiva para o Reino de Deus, existe uma diferença entre sucesso e fruto. A diferença é que o sucesso é algo que atinge só aquele que o alcançou.

Em contraponto, o fruto é para os outros, alcança um grande número de pessoas. O fruto é generoso, o sucesso é egoísta. Jesus também apontou uma característica fundamental dos seus autênticos discípulos: darão muitos frutos (cf. Jo 15,8).

Logo, como você enxerga sua vida a partir dessa perspectiva? Deus quer que você dê muitos frutos para o Reino. Mas, afinal, o que é preciso para ter uma vida produtiva perante Deus?

1. Cultivar as próprias raízes

Como dito, apenas as árvores com boas raízes podem dar bons frutos e conseguir passar os tempos de calor e de seca. Ter boas raízes significa estar unido a Deus através da oração frequente, dos sacramentos – de maneira especial a confissão e a comunhão eucarística. Isto é, permitir que a Palavra de Deus habite em nosso coração.

Desse modo, para cultivá-la, é preciso dedicar tempo para Deus todos os dias.

2. Arrancar as ervas daninhas

Eliminar a erva daninha é o segundo passo para uma vida produtiva. Jesus conta, na parábola do semeador (cf. Mt 13,1-8), que algumas sementes foram lançadas em terra boa. Porém, conforme cresciam, foram sufocadas por ervas daninhas e espinhos.

Em nossa realidade, muitas coisas podem ser ervas daninhas: uma vida muito ocupada, preocupações constantes, luxos ou prazeres em excesso.

Portanto, se a tua vida é ocupada demais e não permite que você dedique um tempo para Deus, para o teu próprio desenvolvimento, para a família, definitivamente isso é um empecilho para uma vida produtiva perante Deus.

Muitas coisas, longe de serem más ou ruins, simplesmente são desnecessárias. Por isso, precisamos aprender a discernir o que precisamos deixar de lado, o que não nos ajuda a sermos o melhor que podemos ser. 

3. Colaborar com Deus por uma vida produtiva

Se você deseja ter uma vida produtiva, não basta arrancar as ervas daninhas. É necessário cultivar as boas sementes. Como?

Principalmente reconhecendo a mão de Deus em nossa vida. Jesus disse:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agri­cul­tor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto”

(Jo 15,1-2).

Preste atenção como Jesus utiliza dois verbos: cortar e podar. O agricultor corta o ramo que não produz, mas também aquele que está produzindo fruto. Qual é a diferença, então? A finalidade com que o faz! No primeiro caso, ele o faz para jogar fora aquele ramo que não mais dá frutos. No segundo, para que dê mais frutos.

Muitas pessoas se questionam: “Por que Deus me permite passar por tantas provações e sofrimentos?”. Precisamos compreender que provações e sofrimentos não são castigos, são podas. Contudo, Deus faz podas em tua vida porque sabe que você pode dar mais frutos. 

Colaborar com Deus é não se queixar pelo que acontece em tua vida, mas buscar entender o que Ele está fazendo e colaborar com o Seu plano.

Vida produtiva = vida nova

A partir dos teus sofrimentos você pode experimentar o crescimento espiritual – pode ser o início de uma vida nova. Mas, para isso,  é preciso aprender a enxergar as coisas a partir da perspectiva de Deus.

Se você quer seguir Jesus, será podado, Ele mesmo afirmou isso. Porém, não podemos confundir podas com castigos. O ramo cortado não produz nada, já a poda nos faz mais fortes. As podas são os problemas: a perda do emprego, uma falência econômica, uma doença grave, a separação. Mas, atenção:

Não é Deus quem nos causa esses problemas, mas Ele usa dessas situações para criar algo novo em nossa vida. 

Então, não pergunto “por quê?”, mas “para quê?. Portanto, procure entender o que Deus está fazendo a partir daquela situação de dor. Certamente, Ele tem um plano para você.

Saiba esperar o tempo da colheita

Para dar frutos, temos que saber esperar. Os frutos, certamente, chegarão, se você conseguir realizar todos os passos anteriores. Mas, saiba: as coisas de Deus não são instantâneas, elas precisam de tempo.

Quando Jesus fala no Evangelho sobre o crescimento espiritual, Ele sempre usa de imagens como o fermento que transforma a massa, o grão de trigo que amadurece para a colheita, a árvore que cresce. Note que sempre se trata de processos e não de milagres ou transformações instantâneas. 

Jesus também nos adverte:

“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, não pode dar fruto”.

(Jo 12,24)

Esse é um mistério da ação de Deus na nossa vida, mas um mistério que não falha e que conta com uma promessa: daremos fruto.