Uma das frases mais expressivas de Jesus é: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração!”. Os discípulos são chamados a serem humildes como Jesus. Mas, como isso é possível? Como trilhar um caminho sincero de humildade? Santa Teresa D’Ávila definiu objetivamente que a humildade é a verdade. Portanto, ao contemplar a vida do Senhor, podemos encontrar atitudes sempre repletas de humildade. 

São Paulo coloca a humildade como um fruto do Espírito Santo, ou seja, é uma graça dada por Deus aos que vivem uma vida no Espírito. Ser humilde não é viver escondido, isso é contraditório. Seria o mesmo que dizer que Deus nos deu dons e virtudes para ficarem escondidas. Além disso, ser humildade também não é sentir-se inútil. Pensar que não se serve para nada. A verdadeira humildade é gostar das coisas pequenas e simples, reconhecendo o que somos. É trabalhar para sermos melhores, mas gostar do simples, não buscar os aplausos e valorizar os dons uns dos outros.

Aprendendo a ser humilde como Jesus

Muitas foram as ações do Senhor que demonstravam o cultivo da virtude da humildade. 

1. Tratou as pessoas com compreensão e respeito

Em nenhuma ocasião bíblica vimos Jesus ser incompreensivo ou desrespeitoso com ninguém. Ao contrário, o Senhor se sentava com pecadores públicos (cf. Mt 9,10-13), lidava com leprosos (cf.Lc 17,11-19), submetia-se às leis civis (cf. Mc 12,13-17). Seus apóstolos testemunharam a mesma vivência mesmo depois da Ascensão do Senhor. O livro dos Atos dos Apóstolos testemunha que o povo era cativado pela simpatia e fraternidade dos discípulos (cf At 2,47).

2. Quando foi desapontado ou traído, não julgou

Já em seus sermões, o Senhor dizia: “Não julgueis e não sereis julgados” (Lc 6,37). Em sua vida e missão, testemunhou inúmeras vezes o acolhimento e o perdão diante do desapontamento com seus amigos e discípulos. Quanto a  nós, tendemos a no primeiro flagrante de um erro, julgarmos e implicarmos castigo e humilhação, tal qual foi a sorte da mulher pega em adultério. Jesus, porém disse: “Ninguém te condenou, eu também não te condeno!” (Jo 8,11).

O ápice de sua Misericórdia deu-se no alto da Cruz quando exclamou: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem.” (Lc 23,34). Jesus nos ensina que o coração humilde não condena, não julga, mas acolhe e ama. 

3. Quando estiveram contra Ele, foi suave e não desistiu

Eis uma grande prova de humildade do Senhor. Em meio aos julgamentos e emboscadas que colocaram contra Ele, com sabedoria e serenidade Jesus respondia e ensinava fielmente a doutrina aprendida do Pai. O Senhor não desistiu de ninguém, mesmo dos seus algozes. Jesus deu-se também por eles, e Neles a nós todos, mesmo diante de nossos erros e pecados. A humildade é a capacidade de estar amavelmente em desacordo. 

Com Jesus aprendemos a ser dóceis em todas as circunstâncias, mesmo na discordância. 

4. Ao ser ferido, o Senhor quebrou as ofensas com a caridade

Quando somos feridos ou magoados e perdemos o controle da situação, estamos sendo levados pelo orgulho. A verdadeira humildade sabe sofrer pacientemente – mesmo diante do sofrimento mais cruel, da maior injustiça – sendo humilde como Jesus. Como diz São Paulo aos Romanos, “Não te deixes vencer pelo mal, triunfa do mal com o bem” (Rm 12,21).

Poderíamos dar muitos outros exemplos da vida do Senhor, ele é a humildade em perfeição, e tudo viveu assim. Seja humilde e verá como as pessoas se aproximam de você. Jesus quer que sejamos humildes, em troca devemos nos esforçar permanentemente. A boa notícia é que é possível aprender a humildade, é o que Jesus diz: “Aprendei de mim…”. 

O humilde vive em paz. Esse é o motivo que muitos sofrem e se perdem na vida, falta de humildade. Sejamos humildes a exemplo de Jesus e se cumprirá o que Ele disse aos seus discípulos: “Ao que se humilhar será exaltado!” (cf. Lc 18, 14)