Dia 12 de outubro é feriado em nosso país e comemoramos a Festa de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, cujo culto se iniciou por uma imagem de terracota encontrada no Rio Paraíba do Sul, num pequeno porto na localidade onde uma cidade se formou em torno da devoção à senhora que apareceu naquelas águas.

O ano era 1717 e três pescadores tinham a incumbência de levar peixes para uma figura importante que visitava a cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Como não conseguissem pescar nada, pediram auxílio à Mãe de Deus. Quando estavam desistindo, resolveram jogar suas redes mais uma vez e, ao invés de peixes, a rede lhes trouxera um corpo de uma imagem da Imaculada Conceição. Jogaram novamente a rede, que dessa vez, veio acompanhada da cabeça da imagem.

Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, depois que uniram a cabeça ao corpo da imagem de 37 centímetros de terracota foram surpreendidos pelo peso que a imagem adquiriu e eles não não podiam mais movê-la. Certos de que um milagre estava se realizando, lançaram a rede e aos moldes daquele milagre realizado por Jesus em Cafarnaum, quase viraram seu barco de tantos peixes que a rede trouxera.

Depois disso, a imagem que fora levada para a casa de Filipe, começou atrair devotos e mais devotos, e os milagres iam se multiplicando. Um oratório foi feito, mas ficou pequeno diante de tantos peregrinos do Brasil todo. Logo uma Igreja foi construída no Morro dos Coqueiros, e ali, Nossa Senhora recebeu a visita ilustre do Príncipe Regente D. Pedro, que logo seria o primeiro imperador do Brasil recém independente.

Aliás, não foi só D. Pedro uma figura importante a se ajoelhar diante de Maria, mas sua neta, a Princesa Isabel, anos mais tarde, em 1904 cedia uma coroa e um manto para aquela imagem, e em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa XI, o país que estava sem monarca e tinha se tornado uma Repúblico anos antes, volta a ter uma Rainha. Nossa Senhora Aparecida se torna Rainha e Padroeira do Brasil. Ela também veio a ser reconhecida pelo governo do país como Generalíssima do Exército Brasileiro, com todas as honras que lhe cabe o título.

Foram tantas as pessoas que foram viver ao lado daquela Basílica Menor que o vilarejo se tornou cidade, recebendo o nome de Aparecida, em homenagem àquela que aparecera ali. E, como o afluxo de peregrinos e as inumeráveis graças e milagres não parassem de acontecer, logo se iniciou a construção da Basílica Nova, que hoje é o maior santuário mariano do mundo. Esse santuário foi consagrado pelo Papa João Paulo II, quando esteve no Brasil em 4 de julho de 1980.

Quanto ao dia da Festa, ela já foi celebrada em diversas datas, como no dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro), no 5º Domingo depois da Páscoa, no dia 1º de Maio e até mesmo no dia 7 de setembro, junto à Independência do Brasil. Mas, foi em 1953 que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil determinou em Assembleia que a Festa fosse celebrada no dia 12 de outubro, sendo uma data próxima do dia em que a imagem foi encontrada, na segunda quinzena de Outubro. A Santa Sé logo confirmou essa data.

Celebrar a Festa de Nossa Senhora Aparecida não é uma celebração comum pois, não bastasse ela ser a Mãe de Deus que quis ter uma história junto ao povo do Brasil, ela também é a Rainha e Protetora dessa nação tão grande e, também por isso, o governo brasileiro, pela lei 6.802, de 30 de junho de 1980, decretou oficialmente feriado o dia 12 de outubro, como uma forma de dedicar especialmente esse dia à devoção a Nossa Senhora Aparecida, que também, nessa data, era reconhecida também pelo governo como padroeira do Brasil.

Portanto, o feriado não é para o Dia das Crianças que, por sua vez, só é celebrado nessa data no Brasil e foi uma proposta do Deputado Federal Geraldino do Valle de 1924, mas que só ganhou força no final dos anos 50 e início dos anos 60 quando a fabricante de brinquedos Estrela fez uma campanha de marketing junto à Johnson, chamada «Bebê Robusto» em busca de vender mais brinquedos de produtos de higiene para crianças.

Mas, ainda que não se saiba porquê aquele deputado propôs tal data para homenagear os pequeninos, não deixa de ser uma doce coincidência, pois no dia 12 de outubro, podemos também refletir que somos amados por Maria como seus «filhinhos» e, como ensina seu Filho Jesus, precisamos ser como crianças para alcançar o Reino dos Céus (Mt 18, 3).

Orações a Nossa Senhora Aparecida

Ao longo dos mais de 300 anos desde o encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, muitas belíssimas orações foram compostas em honra a Mãe de Deus com o título de Aparecida. Talvez, a mais famosa delas seja a Consagração a Nossa Senhora Aparecida escrita pelo sacerdote Redentorista, Pe. Vítor Coelho de Almeida, que ecoou desde os anos 50 pelos microfones da Rádio Aparecida e foi alterado pelo Papa Francisco quando visitou a Basílica em 2013:

Consagração Oficial à Nossa Senhora Aparecida

“Ó Maria Santíssima, 
pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
em vossa querida imagem de Aparecida,
espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. 

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas,
mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia,
prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento,
para que sempre pense no amor que mereceis;
consagro-vos a minha língua,
para que sempre vos louve e propague a vossa devoção;
consagro-vos o meu coração,
para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável,
vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe,
no ditoso número de vossos filhos e filhas;
acolhei-me debaixo de vossa proteção;
socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais,
sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora,
e com vossa poderosa intercessão,
fortalecei-me em minha fraqueza,
a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,
possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!”

Oração de S. João Paulo II a Nossa Senhora Aparecida

Senhora Aparecida, um filho vosso
que vos pertence sem reserva – totus tuus! –
chamado por misterioso Desígnio da Providência a ser Vigário de Vosso Filho na terra,
quer dirigir-se a Vós, neste momento.

Ele lembra com emoção, pela cor morena
desta Vossa imagem, uma outra representação Vossa,
a Virgem Negra de Jasna Gora!

Mãe de Deus e nossa,
protegei a Igreja, o Papa, os Bispos, os Sacerdotes
e todo o Povo fiel; acolhei sob o vosso manto protetor
os religiosos, religiosas, as famílias,
as crianças, os jovens e seus educadores!

Saúde dos Enfermos e Consoladora dos Aflitos,
sede conforto dos que sofrem no corpo ou na alma;
sede luz dos que procuram Cristo,
Redentor do Homem; a todos os homens
mostrai que sois a Mãe de nossa confiança.

Rainha da Paz e Espelho da Justiça,
alcançai para o mundo a paz,
fazei que o Brasil tenha paz duradoura,
que os homens convivam sempre como irmãos,
como filhos de Deus!

Nossa Senhora Aparecida,
abençoai este vosso Santuário e os que nele trabalham,
abençoai este povo que aqui ora e canta,
abençoai todos os vossos filhos,
abençoai o Brasil. Amém.

Oração do Papa Bento XVI a Nossa Senhora Aparecida

Mãe nossa, protegei a família brasileira e latino-americana!

Amparai, sob o vosso manto protetor, os filhos dessa Pátria querida que nos acolhe,

Vós que sois a Advogada junto ao vosso Filho Jesus, dai ao Povo brasileiro paz constante e prosperidade completa,

Concedei aos nossos irmãos de toda a geografia latino-americana um verdadeiro ardor missionário irradiador de fé e de esperança,

Fazei que o vosso clamor de Fátima pela conversão dos pecadores, seja realidade, e transforme a vida da nossa sociedade,

E vós que, do Santuário de Guadalupe, intercedeis pelo povo do Continente da esperança, abençoai as suas terras e os seus lares,

Amém”.