No Café com Fé dessa semana, Adriano Dutra conversa com Riccy Souza Aranha, empresária e fundadora da MIXED, que tem trazido em sua coleção a presença de Maria Santíssima e tem feito sucesso no segmento de alta moda no Brasil.

A MIXED foi fundada em 1990 e é referência no seguimento fashion de luxo e tem por missão fazer e levar o bem através da moda. Para Riccy, «uma pessoa com alma fortalecida é capaz de tudo, de empreender, de criar e de prosperar».

Pe. Rodrigo, fundador do Instituto Católico de Liderança, que também participou do Café com Fé, reflete que o cristão não pode ter uma fé oculta e relembra o trecho do Evangelho que relata a prisão de Jesus e diz que Pedro seguia os acontecimentos à distância. «Não será que muitos católicos fazem isso, seguir Jesus à distância? O cristão tem que ser cristão em qualquer lugar», reforça Pe. Rodrigo.

Riccy conta que veio de uma família católica e que tinha uma amizade com o Cardeal Agnelo Rossi que, por sua vez, possuía uma grande devoção a Nossa Senhora de Guadalupe. O Cardeal, certa vez, incumbiu Riccy de organizar um evento grandioso para reunir fundos para a construção de uma Igreja dedicada a esse título da Santíssima Virgem, em Campinas, e um asilo para sacerdotes idosos, sem família.

Naquele momento, Riccy tinha iniciado a MIXED e acreditava que não teria tempo para se dedicar ao projeto do prelado sem prejuízo a sua loja, ao que foi desafiada insistentemente pelo cardeal a tomar a frente do projeto da Igreja e a colocar Nossa Senhora de Guadalupe como “sócia” de seu empreendimento. Riccy, portanto, cedeu ao desafio de Dom Agnelo e assim o fez. Colocou Nossa Senhora de Guadalupe como sócia de seu empreendimento para que Ela cuidasse de tudo, enquanto Riccy se comprometia com o projeto da Igreja.

A experiência, segundo ela, deu certo em ambas as coisas. Tanto o evento para a construção da Igreja atingiu sua meta, e hoje o templo comporta, inclusive, uma belíssima tumba onde repousa Dom Agnelo, quanto seu negócio, sob as mãos de Maria Santíssima, também cresceu.

Riccy revela que daí surgiu a devoção que marca as próprias estampas das coleções da MIXED. «Eu aprendi a história dela, vieram os livros do México. Acabei entendendo e fiquei impressionada e comecei com uma devoção enorme e, a partir desse momento, eu percebi que não fui eu que a procurei, mas ela apareceu na minha história, como apareceu ao índio», fazendo um paralelo à história das aparições acontecidas em 1531 no México.

A empresária revela que Nossa Senhora é a primeira pessoa com quem ela faz as reuniões de negócio em sua empresa. «Toda vez, e mesmo antes de coleção, eu faço uma oração e peço para Ela me ajudar e mostrar o caminho certo, mostrar uma luz para onde a gente vai. E é nítido que eu sinto que ela manda essa luz».

Riccy conta que convida outros empresários a terem um sócio em suas empresas numa categoria muito acima de grandes nomes, como Bill Gates, por exemplo, que é Nossa Senhora de Guadalupe.

Padre Rodrigo relembra que, na maioria das empresas, quando um empresário tem um problema, tenta soluções diversas e, quando tudo dá errado, então vai para a Igreja e se coloca de joelhos pedindo para Jesus ajudar. «Quem não tem a Santíssima Virgem como sócia, Deus é o último recurso. Aqui é o contrário, antes de fazer qualquer coisa, vamos pedir a Maria que nos ajude, que nos ilumine, que nos mostre o caminho».

A fundadora da MIXED medita que o fato de ter essa devoção, não significa que se vá chegar ao sucesso imediatamente, mas se vai desenvolver «aquela grandeza de alma para você ter aquela vontade, aquela força de viver, a força de alcançar, de transmitir, de conseguir as coisas e de poder compartilhar, porque isso é o mais importante e, através disso, você consegue seus ideais».

Em sua empresa, Riccy não abre mão de ter sinais da presença de Deus, como água benta no Showroom, por exemplo. «É um sinal muito importante…Tem que se levar a presença de Deus onde a gente vai». E, ela revela ainda que as pessoas respeitam e gostam disso, que se sentem bem.

O Pe. Rodrigo, ensina que a verdadeira devoção a Maria não é o terço ou uma novena da Imaculada, mas imitar suas virtudes. A vida precisa ser coerente com o exemplo que Maria nos deu em sua vida. «Quando a gente gerencia uma empresa, fazer do jeito que Maria faria. Isso é o mais importante de tudo, parecermos com nossa mãe em nossa vida, senão é devoção vazia».

Ele também revela que acha bonito na MIXED o fato da Virgem Santíssima não ser só inspiração no gerenciamento da empresa, mas também ser uma inspiração artística, estética, pois a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe compõe grande parte das coleções da marca.

«As estampas de Nossa Senhora são campeãs de venda», admite Riccy que vê em suas coleções também uma maneira de transmitir a fé, de evangelizar. «As pessoas procuram relacionar momentos felizes com a roupa que estavam usando. A pessoa sempre lembra da cor que estava usando, da roupa… A gente que trabalha com moda tem essa responsabilidade muito grande».

Pe. Rodrigo também participa que inspirar-se na imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é algo muito especial, pois é a única pintura, ou desenho de Maria que não foi feito por um artista humano, através de uma inspiração. A imagem, segundo o relato das aparições, surgiu milagrosamente no manto do índio Juan Diego quando esse levava flores para seu bispo a pedido da Santíssima Virgem.

Riccy afirma que essa sempre foi sua intenção, «que a moda seja algo mais para a pessoa, que faça bem pra alma dela».

Durante esse período da pandemia, a MIXED também fez várias ações para buscar amenizar o sofrimento, tanto de seus funcionários como das pessoas em geral. Camisetas foram vendidas e seu faturamento foi usado para a compra de respiradores. Ações online foram realizadas com percentual destinado à compra de cestas básicas. Tecidos foram doados para a confecção de máscaras. «A moda tem esse lado solidário, de amor ao próximo, e a gente tem obrigação de mostrar… para motivar».

Riccy termina desejando que «quando uma pessoa tem uma alma aberta para a fé, que essa fé invada e que o coração fique firme e que tudo prospere e que tudo de certo».

Pe. Rodrigo, ao encerrar o Café com Fé desse dia 13 de maio, recorda ainda que, certa vez, Juan Diego tentou se desviar do local das aparições da Santíssima Virgem pois estava buscando um sacerdote para atender seu tio muito doente. Ele estava preocupado. Mas, Nossa Senhora veio-lhe ao encontro em seu desvio e lhe perguntou: “Por que se preocupa, não estou eu aqui que sou sua Mãe?”. Essa pergunta é retórica, explica Pe. Rodrigo, pois «é claro que Maria está presente. Aqui está Maria, não temos nada com que nos preocupar. Quem se consagra a Maria, quem se coloca sob a proteção de Maria, vai ser protegido, vai ser defendido».

O Café com Fé é transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Católico de Liderança, no Instagram @liderescatolicosbr e no Facebook do Regnum Christi Brasil. Também pode ser ouvido no aplicativo de meditações Seedtime.